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Tipo: TCC
Título : Construção de roteiro de vídeo educativo: meu filho adoeceu e agora, para onde vou?
Autor : Abreu, Jéssyka de Oliveira
Tutor: Gubert, Fabiane do Amaral
Palabras clave : Saúde da Criança;Atenção Primária à Saúde;Recursos Audiovisuais
Fecha de publicación : 2018
Citación : ABREU, J. O. Construção de roteiro de vídeo educativo: meu filho adoeceu e agora, para onde vou?. 2018. 64 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: A Atenção Básica à Saúde é a porta de entrada preferencial do sistema de saúde e centro de comunicação das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Dentre as RAS existe a Rede Cegonha que é uma rede de cuidados que garante atendimento de qualidade e humanizado para mulheres e crianças e têm como um dos seus intuitos garantir acompanhamento do crescimento e desenvolvimento até o segundo ano de vida. O enfermeiro, desde sua formação, atua como promotor de saúde e é um profissional atuante na atenção à saúde da criança nas RAS. No âmbito da puericultura, destaca-se a importância da realização de atividades de educação em saúde que visam sensibilizar familiares e cuidadores. O objetivo deste estudo é construir um roteiro de vídeo educativo voltado para mães e/ou cuidadores acerca do funcionamento da RAS da criança tendo como porta preferencial de entrada a Atenção Básica à Saúde. São etapas da pré-produção do vídeo educativo: levantamento da literatura, construção do conteúdo do roteiro e elaboração do roteiro do vídeo educativo. Com relação a elaboração do roteiro do vídeo educativo, pode ser dividido em sete etapas: Ideia, Conflito, Personagens, Ação dramática, tempo dramático, Unidade dramática e Storyboard. O roteiro elaborado apresenta nove cenas com duração diferentes, utilizaram-se personagens e locais da própria comunidade como a UBS e linguagem acessível ao público. O tempo estimado para o vídeo é de 12 minutos. Acredita-se que o uso desta tecnologia irá facilitar a prática de enfermeiros e outros profissionais de saúde, devido a dinamicidade que é própria de tecnologia audiovisual. Auxiliará mães e cuidadores na escolha do serviço correto diante de alguns sintomas infantis, incentivará mães/cuidadores a adesão e a continuidade da consulta de puericultura e estimulará o empoderamento da comunidade diante de alguns termos como referência/contrarreferência e longitudinalidade do cuidado, contribuindo assim para a promoção da saúde.
Abstract: The Basic Attention to Health is the preferred entrance way of the health system and communication center of Health Attention Networks (HAN). Within the HAN is the Stork Network which is a care network that guarantees quality, humanized care for women and children and whose goals include guaranteeing to accompany growth and development until the second year of life. The nurse, from when he or she is trained, acts as a health promotor and is a professional who is actively attentive to child health in the HAN. By means of early childhood care, it highlights the importance of realizing educational activities in health which approve sensitizing relatives and carers. The objective of this study is to create a educational video script returned to mothers and/or carers concerning the function of the HAN for the child who has a preferential entry way to Basic Attention to Health. The educaional video has pre-production phases: literature survey, script content creation and elaboration of the educational video script. The elaboration of the educational video script phase can be divided into seven steps: idea, conflict, characters, drama action, drama time, drama unit and storyboard. The elaborated script shows nine scenes of different lengths, using characters and places from the community itself, such as UBS, and with language accessible to the public. The estimated video time is 12 minutes. It is believed that the use of this technology with facilitate the practise of nurses and other health professionals, based on the dynamic nature of audio-visual technology. It will aid mothers and carers in the selection of the correct service when faced with childhood symptoms, it will incentivize mothers/carers to the adherence and continuity of early childhood medical consultations and it will stimulate community empowerment before some terms of reference/counter-reference and longitudinality of care, thus contributing to the promotion of health.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37703
Aparece en las colecciones: ENFERMAGEM - Monografias

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