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Type: Dissertação
Title: Repetir até ficar diferente: índices de uma experimentação acrobática e cênica com a Cia. Circo Lúdico Experimental - CE
Authors: Garcia, Samara do Nascimento
Advisor: Marinho, Claudia Teixeira
Keywords: Circo;Acrobacia;Risco;Processo criativo;Crítica de processos
Issue Date: 2017
Citation: GARCIA, Samara do Nascimento. Repetir até ficar diferente: índices de uma experimentação acrobática e cênica com a Cia. Circo Lúdico Experimental - CE. 2017. 108 f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa deseja refletir sobre o processo criativo da Cia. Circo Lúdico Experimental – CLE na composição do espetáculo Quintal, partindo em busca de uma contextualização do trabalho que desenvolvemos para pensar onde este está inserido. Para isso, lança mão de uma perspectiva genealógica, logo também estética e política, da linguagem circense. A construção dramatúrgica pautada na investigação de uma acrobacia para a cena e em um contorno poético dado pela obra de Manoel de Barros., propõe perceber a técnica acrobática em constante movimento de construção e reconstrução em busca de dar outros sentidos para o risco e a virtuose, elementos fundantes da estética circense, partindo para reflexões acerca das tessituras poéticas que atravessam a criação, assim como sobre como fomos levantando durante esse processo nossos métodos, ferramentas e recursos. Apoiando-se na Crítica de Processos, o estudo recai sobre a observação, descrição e análise da composição cênica ao propor uma reflexão sobre os modos de como tornar partilhável a criação e a pesquisa em artes cênicas a partir de uma perspectiva dinâmica dos documentos de processo.
Abstract: This research aims to reflect on the creative process of Cia. Experimental Circus - CLE in the composition of the show Quintal, starting in search of a contextualization of the work that we developed to think where it is inserted. To do so, he uses a genealogical perspective, also aesthetic and political, of circus language. The dramaturgical construction based on the investigation of an acrobatics for the scene and in a poetic outline given by the work of Manoel de Barros. Aiming to perceive the acrobatic technique in constant movement of construction and reconstruction in search of giving other senses to the risk and the virtuoso, founding elements of the circus aesthetics. Departing for reflections on the poetic tessituras that cross the creation, as well as on how we were raising during this process our methods, tools and resources. Based on the Critique of Processes, the study focuses on the observation, description and analysis of the scenic composition by proposing a reflection on the ways in which the creation and research in performing arts can be shared from a dynamic perspective of process documents.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37656
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