Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37633
Tipo: | TCC |
Título: | Importância da Família no Processo de Educação Inclusiva |
Autor(es): | Oliveira, Luzanira Alves de |
Orientador: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palavras-chave: | Necessidades educativas especiais;Assistência;Educação inclusiva |
Data do documento: | 2003 |
Citação: | Oliveira, L. A.; Ferreira, G. M. M. (2003) |
Resumo: | Em todos os estudos feitos sobre as pessoas portadoras de necessidades educativas especiais, sempre foi enfatizado que esses indivíduos necessitavam do acompanhamento da família. Por esta razão, escolheu-se investigar a importância da família no processo de educação inclusiva da pessoa com necessidades educativa especiais. Observa-se que sem a família esses indivíduos não teriam como se situar em suas vidas, sendo a família de fundamental importância para o seu desenvolvimento e por ser a primeira referência como ser, sua célula vital. Preferiu-se este tema, com o objetivo de chamar a atenção de todos os familiares que tenham ou venham a ter pessoas com necessidades educativas especiais, seja qual for o déficit; sobre a grande necessidade que os pais lhe dêem assistência, fazendo com que as mesmas sintam-se apoiadas diante do acompanhamento, em especial, no processo educativo inclusivo, mostrar que quando essas famílias interagem com a sociedade e a escola, todo o processo de aprendizagem dos seus filhos tem melhores e maiores rendimentos e tornam-se mais satisfatórios. O trabalho iniciou-se com a introdução do tema, em seguida foi definido o que é inclusão, no que difere integração e inclusão e no que consiste a educação inclusiva. Discorreu-se sobre o medo e o preconceito de trabalhar com a inclusão. No capítulo posterior, foi enfatizado a importância da família na educação inclusiva. Escolheu-se como fundamentação teórica deste trabalho monográfico as obras de alguns autores, os quais subsidiaram a discussão. São eles: Lakatos, Mantoan, Morais, Scoz, Carvalho, Mazzotta, Werneck, Amiralian, Magalhães e outros. Foi feito na revisão bibliográfica, na qual se obteve conhecimento, no que diz respeito ao assunto enfatizado, tornando-o mais conhecido dentro do contexto familiar inclusivo, no intuito de beneficiar as pessoas especiais com maior atenção e respeito por parte de familiares e outras pessoas que os cerquem, perante a trajetória educativa inclusiva e social que farão. |
Descrição: | OLIVEIRA, Luzanira Alves de.Importância da Família no Processo de Educação Inclusiva. 2003. 42f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37633 |
Aparece nas coleções: | EICESREUFC - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_laoliveira.pdf | 384,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.