Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37588
Tipo: Dissertação
Título: Corpos soluveis, corpos emaranhados: escritas performativas em deslocamentos cotidianos
Autor(es): Vásconez, Valéria Susana León
Orientador: Ribeiro, Walmeri Kellen
Palavras-chave: Corpo;Pesquisa performativa;Jogo;Cosmos;Escrita poética;Autopoiesis
Data do documento: 2018
Citação: VÁSCONEZ, Valéria Susana León. Corpos soluveis, corpos emaranhados: escritas performativas em deslocamentos cotidianos. 2018. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Percorrer a cidade com a ponta dos dedos; Traçar com o pé o contorno do mar; Escutar o começo e o fim de uma onda; Organizar as sementes da Praça da Estação; Criar um Jardim na Calçada; Coletar espumas de mar; Devir Duna. A relação entre corpo, ambiente, tempo e experiência, presente na prática performativa como metodologia de pesquisa-criação, me levou ao encontro de conceitos, pensamentos, criações, apresentados neste livro-dissertação. Exigindo uma “leitura” e “escuta” atenta do ambiente na qual está inserida, a prática performativa como pesquisa, propõe um estado presente de corpo, de conexão com e no lugar, de solubilidade no ambiente, e de sentimento de pertencimento a um sistema autopoietico maior: o Cosmos. É, a partir destas sensações corporais no ambiente, que podem emergir ideias e sentimentos “em lugar inesperado” (SLOTERDIJK: 2006). E assim, surgiu em minha pesquisa o conceito e procedimento artístico: Jogo. Neste jogo, que segundo Flusser está permanentemente em recriação, parti da criação para os conceitos, e dos conceitos para a criação. Conceitos-obras apresentados em diversas escritas: mapas, diagramas, desenhos, textos, fotografias, performances. Escritas poéticas criadas como forma de registro e produção de pensamento sensível. Este, é um livro de artista, um livro-dissertação. Um registro e tentativa de conceptualização de experiências performativas vivenciadas em paisagens brasileiras, sobretudo, em Fortaleza, entre os anos de 2016 e 2017.
Resumen: Recorrer la ciudad con la punta de los dedos; Trazar con mi pie el contorno del mar; Escuchar el comienzo y el final de una ola, Organizar las semillas de la Plaza de Estación; Crear un Jardín en la vereda; Coleccionar espumas de mar; Devenir Duna. La relación entre cuerpo, ambiente, tiempo y experiencia, presente en la práctica performativa como metodologia de investigación y creación; me llevó al encuentro de conceptos, pensamientos y creaciones , presentados en este libro-disertación. Exigiendo una “lectura” y “escucha” atenta del medio ambiente en la cual está inserida, la práctica performativa como investigación, propone un estado presente de cuerpo, de conexión con y en el lugar, de solubilidad en el ambiente, y de sentimiento de pertenencia a un sistema autopoiético mayor: el Cosmos. Es, a partir de estas sensaciones corporales en el ambiente, que pueden emergir ideas y sientimientos “en lugar inesperado“ (SLOTERDIJK: 2006). Y así, surgió en mi Investigación el concepto y procedimiento artístico: Juego. En este juego que, según Flusser está constantemente en creación, partí de la creación para los conceptos y de los conceptos para la creación. Conceptos-obra presentados en diversas escrituras: mapas, diagramas, dibujos, textos, fotografias, performances. Escrituras poéticas creadas como forma de registro y producción de pensamiento sensible. Este, es un libro de artista, un libro-disertación. Un registro e intento de conceptualización de experiencias performativas vividas en paisajes brasileros, sobre todo, en Fortaleza, entre los años 2016 y 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37588
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_vslvasconez.pdf15,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.