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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37539
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Pereira, Marília Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T18:14:48Z | - |
dc.date.available | 2018-11-21T18:14:48Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, M. Q.; Ferreira, G. M. M. (2006) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37539 | - |
dc.description | PEREIRA, Marília Queiróz. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2006. 43f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2006. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Finalidade da educação psicomotora | pt_BR |
dc.subject | Freqüência escolar | pt_BR |
dc.title | A importância da psicomotricidade na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Muitas vezes as instituições de ensino têm, em sua proposta pedagógica, a psicomotricidade como técnica de ensino, mas não têm condições de aplicá-la e nem têm profissionais familiarizados com o assunto. Por estas razões acabam por abordar a psicomotricidade de maneira errônea. A finalidade da educação psicomotora não é a aquisição de habilidades gestuais. O trabalho psicomotor é muito mais intenso e objetiva uma melhor aptidão para a aprendizagem, dentro do respeito ao desenvolvimento da criança. As instituições escolares, portanto, precisam repensar o que estão propondo, que tipo de indivíduo querem formar. Principalmente no período da educação infantil, durante o qual a personalidade do indivíduo está sendo formada. Nota-se que o desenvolvimento nas áreas psicomotoras trabalhadas auxilia na vida escolar futura, que se concretiza a partir da fase de aquisição da leitura e da escrita, onde será refletido o que já foi trabalhado para o desenvolvimento psicomotor. Então, o que se discute neste estudo é a importância da psicomotricidade na educação infantil para o bom desenvolvimento e crescimento da criança. Os aspectos relevantes neste contexto são a alegria e a segurança em função da aprendizagem e que a educação infantil esteja voltada para a promoção da interação social, do desenvolvimento das habilidades físicas e intelectuais dos alunos, firmação do senso de responsabilidade, lenvando-os a organizar e preparar seu material, a trocar idéias, saber ouvir e debater, descobrir coisas novas, participar de jogos variados de forma ordenada e interiorizar as regras de convívio em grupo. A criança tem que, antes de tudo, sentir prazer em freqüentar a escola. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPUFC - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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