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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorPereira, Marília Queiroz-
dc.date.accessioned2018-11-21T18:14:48Z-
dc.date.available2018-11-21T18:14:48Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationPereira, M. Q.; Ferreira, G. M. M. (2006)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37539-
dc.descriptionPEREIRA, Marília Queiróz. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2006. 43f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2006.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectFinalidade da educação psicomotorapt_BR
dc.subjectFreqüência escolarpt_BR
dc.titleA importância da psicomotricidade na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrMuitas vezes as instituições de ensino têm, em sua proposta pedagógica, a psicomotricidade como técnica de ensino, mas não têm condições de aplicá-la e nem têm profissionais familiarizados com o assunto. Por estas razões acabam por abordar a psicomotricidade de maneira errônea. A finalidade da educação psicomotora não é a aquisição de habilidades gestuais. O trabalho psicomotor é muito mais intenso e objetiva uma melhor aptidão para a aprendizagem, dentro do respeito ao desenvolvimento da criança. As instituições escolares, portanto, precisam repensar o que estão propondo, que tipo de indivíduo querem formar. Principalmente no período da educação infantil, durante o qual a personalidade do indivíduo está sendo formada. Nota-se que o desenvolvimento nas áreas psicomotoras trabalhadas auxilia na vida escolar futura, que se concretiza a partir da fase de aquisição da leitura e da escrita, onde será refletido o que já foi trabalhado para o desenvolvimento psicomotor. Então, o que se discute neste estudo é a importância da psicomotricidade na educação infantil para o bom desenvolvimento e crescimento da criança. Os aspectos relevantes neste contexto são a alegria e a segurança em função da aprendizagem e que a educação infantil esteja voltada para a promoção da interação social, do desenvolvimento das habilidades físicas e intelectuais dos alunos, firmação do senso de responsabilidade, lenvando-os a organizar e preparar seu material, a trocar idéias, saber ouvir e debater, descobrir coisas novas, participar de jogos variados de forma ordenada e interiorizar as regras de convívio em grupo. A criança tem que, antes de tudo, sentir prazer em freqüentar a escola.pt_BR
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