Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37527
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorOliveira, Eliane Carlos de-
dc.date.accessioned2018-11-21T18:09:40Z-
dc.date.available2018-11-21T18:09:40Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationOliveira, E. C.; Ferreira, G. M. M. (2006)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37527-
dc.descriptionOLIVEIRA, Eliane Carlos de. Psicomotricidade em sala de aula. 2006. 42f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Psicomotricidade, Fortaleza (CE), 2006.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectducação Infantil e Fundamentalpt_BR
dc.subjectRecursos e à posturapt_BR
dc.subjectEscolarização infanto-juvenil.pt_BR
dc.titlePsicomotricidade em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo principal enriquecer a prática educativa formal – Educação Infantil e Fundamental – através de sugestões quanto à rotina, aos recursos e à postura, baseados numa prática psicomotora. Inicialmente serão trazidos os pontos significativos de duas teorias que tratam do desenvolvimento da inteligência humana: Epistemologia Genética para demarcar as etapas de desenvolvimento da inteligência e Teoria das Inteligências Múltiplas que demonstrar a diversidade na expressão intelectual, respectivamente desenvolvidas por Jean Piaget e Howard Gardner. A partir deste ponto, a psicomotricidade será apresentada em seus aspectos principais e explicitando os fundamentos comuns às teorias citadas. Em seguida, um panorama geral sobre a história da educação formal servirá para uma análise crítica e reflexiva da situação atual da escolarização infanto-juvenil.Finalmente sugestões de práticas e posturas pedagógicas são apresentadas com a finalidade de atender e respeitar as diferenças entre os indivíduos que compõe uma sala de aula, buscando atender as necessidades motoras, relacionais e cognitivas de forma criativa e humana.pt_BR
Aparece nas coleções:EPUFC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_ecoliveira.pdf377,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.