Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37488
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Representações sociais de estudantes na construção da identidade profissional do enfermeiro |
Título en inglés: | Social representations of students in the construction of the professional identity of nurses |
Autor : | Lima, Rayanne Branco dos Santos Dias, Maria Socorro de Araújo Brito, Maria da Conceição Coelho Silva, Alexandro do Vale Silva, Lucilane Maria Sales da Coutinho, Janaína Fonseca Víctor |
Palabras clave : | Educação Superior;Papel do Profissional de Enfermagem;Desejabilidade Social;Educação em Enfermagem |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Rev Rene |
Citación : | LIMA, R. B. S. et al. Representações sociais de estudantes na construção da identidade profissional do enfermeiro. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e32468, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: analisar as representações sociais de discentes na construção da identidade profissional do enfermeiro. Métodos: estudo qualitativo, com 60 discentes do curso de Enfermagem de uma universidade pública. Coleta mediante instrumentos de cenas de produção estética. Análise dos resultados embasada na Teoria das Representações Sociais. Resultados: emergiram 190 imagens objetivadas. Foram expostas 29 imagens que expressaram caridade, 38 relacionavam-se ao tecnicismo e 22 apresentaram diferentes cenários de atuação do enfermeiro. Essas imagens constituíram três cenas de produção estética. Os discentes do primeiro e quinto semestres trouxeram as representações com maior enfoque na caridade e no tecnicismo, e os do décimo, apresentaram imagens referentes às áreas de atuação profissional. Conclusão: as representações sociais de estudantes de Enfermagem se modificam com o avançar da academia, iniciando-se com representações advindas da sociedade (caritativo e tecnocismo) e firmando-se no fazer profissional do enfermeiro. |
Abstract: | Objective: to analyze the social representations of students in the construction of the professional identity of nurses. Methods: qualitative study with 60 students from the Nursing course of a public university. Collection was done through instruments of aesthetic production scenes. The results were analyzed based on the Theory of Social Representations. Results: a total of 190 objectified images emerged, of which 29 expressed charity, 38 were related to technicality, and 22 presented different scenarios of performance of nurses. These images constituted three scenes of aesthetic production. Students of the first and fifth semesters brought representations with a greater focus on charity and technicality, and those of the tenth semester presented images related to areas of professional activity. Conclusion: the social representations of Nursing students change with the advance of the academic course, starting with representations from society (charitable and technocratic) and being firmly established in the professional work of nurses. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37488 |
ISSN : | 2175-6783 (On line) |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_rbslima.pdf | 281,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.