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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de tecnologia educativa sobre lesão por pressão baseada em indicadores de qualidade assistenciais
Título em inglês: Evaluation of educational technology on pressure injury based on assistance quality indicators
Autor(es): Caldini, Luana Nunes
Araújo, Thiago Moura de
Frota, Natasha Marques
Barros, Lívia Moreira
Silva, Leonardo Alexandrino da
Caetano, Joselany Áfio
Palavras-chave: Ferimentos e Lesões;Úlcera por Pressão;Educação a Distância;Unidade de Terapia Intensiva
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: CALDINI, L. N. et al. Avaliação de tecnologia educativa sobre lesão por pressão baseada em indicadores de qualidade assistenciais. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e32695, 2018
Resumo: Objetivo: avaliar a contribuição de tecnologia educativa sobre lesão por pressão em indicadores de qualidade assistenciais. Métodos: estudo quase experimental, com delineamento antes e depois de intervenção educativa, relacionada a curso on-line sobre lesão por pressão. Coleta de dados composta por três etapas: recolhimento de indicadores sobre lesão por pressão; aplicação da intervenção educativa; e avaliação dos pacientes pós-intervenção. Resultados: foram avaliados 47 pacientes em cada etapa. A avaliação de risco e descrição da pele na admissão apresentou valores superiores após intervenção educativa. Descrição de medidas preventivas superior no grupo pós-intervenção educativa, o qual apresentava elevado índice no grupo pré-intervenção (80,9%). O número de pacientes com lesão por pressão diminuiu de 53,2% para 42,6% (p=0,500). Conclusão: o impacto da tecnologia de informação e comunicação foi observado, principalmente na diminuição da incidência de lesões.
Abstract: Objective: to evaluate the contribution of educational technology on pressure injury regarding assistance quality indicators. Methods: a quasi-experimental study, with the design before and after the educational intervention, related to an online course on pressure injury. Data collection was done in three phases: the gathering of pressure injury indicators; implementation of the educational intervention; and post-intervention evaluation of the patients. Results: 47 patients were evaluated in each phase. The risk assessment and the description of the skin in the admission presented higher figures after the educational intervention. Description of preventive measures was higher in the educational post-intervention group, which presented a high-level index in the pre-intervention group (80.9%). The number of patients with pressure injury decreased from 53.2% to 42.6% (p=0.500). Conclusion: the impact of the communication and information technology was observed, especially on the decrease of occurrence of injuries.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37485
ISSN: 2175-6783 (On line)
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