Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37475
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinho, Francisca Francineide de | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Nádia Karla Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T11:28:32Z | - |
dc.date.available | 2018-11-21T11:28:32Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Cavalcante, N. K. S.; Pinho, F. F. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37475 | - |
dc.description | CAVALCANTE, Nádia Karla Silva. A prática das professoras da educação infantil a partir do planejamento e organização dos espaços da sala de referência. 2015. 53f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this research, I propose a discussion about the organization and structuring of the spaces of the reference room in Early Childhood Education institutions as a means of learning enabler. According to the constitution of the reference room, both in nurseries and in pre-schools, and from the concepts and aspects considered in the planning of learning experiences, understand how early childhood teachers think, feel and act when inserted in the environments school. Therefore, it is object of this study reflect on how the planning and organization of spaces of reference room transformed into learning environments can contribute to the optimization of teaching practices. Therefore, the theme of the theoretical approach is based on the studies Barbosa (2006), Horn (2004), Oliveira (2012) and Zabalza (1998). In addition, the paper discusses about the child's views, childhood and early childhood education from the historical contextualization second Ariès (1979), Pinto (1997) and Sarmento (2009). Through observation of daily life and routine in reference room serving children between 3 and 4 years in a public institution in Fortaleza and conducting interviews with educators who meet this age group, got the necessary data for analysis and reflection research in question. The survey results confirm the hypothesis previously raised that the organization and structuring of the spaces of the reference room and the use made of them, whether by children or by the teachers define what views are inserted into the educational and pedagogical practices that educators promote within the school routine. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Espaços da Sala de Referência | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Spaces of the Reference room | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.title | A prática das professoras da educação infantil a partir do planejamento e organização dos espaços da sala de referência | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nessa pesquisa, proponho uma discussão acerca da organização e estruturação dos espaços das salas de referência em instituições de Educação Infantil enquanto meio possibilitador de aprendizagens. A forma como se constitui as salas de referência, tanto em creches quanto em pré-escolas, e quais concepções e aspectos são considerados nos planejamentos das experiências de aprendizagens, mostram como as professoras da primeira infância pensam, sentem e agem quando inseridas nos ambientes escolares. Nesse sentido, é objeto desse estudo refletir sobre como o planejamento e organização dos espaços das salas de referência transformados em ambientes de aprendizagens podem contribuir para a otimização das práticas pedagógicas. Para tanto, a abordagem teórica do tema fundamenta-se nos estudos de Barbosa (2006), Horn (2004), Oliveira (2012) e Zabalza (1998). Além disso, o trabalho aborda sobre as concepções de criança, infância e Educação Infantil a partir da contextualização histórica segundo Ariès (1979), Pinto (1997) e Sarmento (2009). Através da observação do cotidiano e rotina nas salas de referência que atendem crianças entre 3 e 4 anos em uma instituição pública no Município de Fortaleza e a realização de entrevistas com as educadoras que atendem essa faixa etária, obtive os dados necessários para análise e reflexão da pesquisa em questão. Os resultados da pesquisa confirmam as hipóteses anteriormente levantadas de que a organização e a estruturação dos espaços das salas de referência bem como o uso que se faz deles, sejam pelas crianças ou pelas professoras, definem quais concepções estão inseridas nas ações educativas e que práticas pedagógicas as educadoras promovem dentro da rotina escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_nkscavalcante.pdf | 926,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.