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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Daniel Pinto-
dc.contributor.authorSIlva, Williane Tabosa e-
dc.date.accessioned2018-11-21T11:28:12Z-
dc.date.available2018-11-21T11:28:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSilva,W. T.; Gomes, D. P. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37472-
dc.descriptionSILVA, Williane Tabosa e. A importância de brincadeira na educação infantil. 2015. 89f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis research addresses the importance of free play in early childhood education having as main objective to analyze the need for these games to children's development. The relevance of this study is the need to promote educational practices that incorporate the educational objectives play in their full meaning. For this one has to understand the child as a producer of culture, active and author of their experiences and learning. The research was also arrested in the specific objectives were: to investigate the design of preschool teachers about the importance of free play; map in the school routine time, physical space and materials offered to children for free play; and understand how children prepare the plots of the games, how they are organized and what topics are most relevant. The theoretical framework was built supported by subject experts as Vygotsky, Elkonin, Kishimoto among others. In order to achieve those goals there was a field study with two groups of children V where interviews were conducted with teachers, children were heard in their accounts through drawings and observed during their play. The study reveals the need to promote, through school, moments during rut child in that it can play freely, more than that that in all the activities your child right to play is respected.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectChildhood education.pt_BR
dc.titleA importância de brincadeira na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa trata da importância da brincadeira na educação infantil tendo como objetivo geral analisar a necessidade dessas brincadeiras para o desenvolvimento da criança. A pertinência desse estudo está na necessidade de promover práticas educativas que incorporem aos objetivos pedagógicos o brincar em seu sentido pleno. Para isto há de se compreender a criança como produtora de cultura, ativa e autora de suas experiências e aprendizagens. A pesquisa se deteve ainda nos objetivos específicos que foram: investigar a concepção das professoras de educação infantil sobre a importância das brincadeiras livre; mapear na rotina escolar o tempo, o espaço físico e os materiais oferecidos às crianças para a brincadeira livre; e compreender como as crianças elaboram os enredos das brincadeiras, como se organizam e quais temas são mais pertinentes. O referencial teórico foi construído apoiado em estudiosos do assunto como Vygotsky, Elkonin, Kishimoto entre outros. A fim de alcançar aqueles objetivos realizou-se uma pesquisa de campo com duas turmas de infantil V onde foram realizadas entrevistas com as professoras, as crianças foram ouvidas em seus relatos através de desenhos e observadas durante suas brincadeiras. O estudo revela a necessidade da promoção, pela escola, de momentos durante a rotina da criança em que esta possa brincar livremente, mais que isso que em todas as atividades da criança o seu direito de brincar seja respeitado.pt_BR
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