Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37457
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leitão, Fátima Maria Araújo Saboia | - |
dc.contributor.author | Souza, Eliana Menezes Batista | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-20T15:11:49Z | - |
dc.date.available | 2018-11-20T15:11:49Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Souza, E. M. B.; Leitão, F. M. A. S. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37457 | - |
dc.description | SOUZA, Eliana Menezes Batista. Trabalho com projetos: caminho possível para descobertas significativas e prazerosas para as crianças, professoras e familiares e para uma educação infantil mais respeitosa e feliz. 2012. 55f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | The study aimed at identifying and analyzing pre-school teachers’ comprehension related to a methodological approach, called “Project Work. ”The subjects were two teachers responsible for the classes” Infantil 3 and Infantil 4 “in a Brazilian public school. The specific objectives of the research were: a) to identify and analyze teachers’ conceptions about being a child as well about Early Childhood Education and teachers’ role in day cares, nursery school and kindergartens; b) to investigate how teachers perceive their own role, the role of the children, the parents or other people responsible for the child during the development of a Project; c) to investigate which stage of the Project Work teachers consider the most important; d) to trace the main challenges of this learning approach; e) to analyze how Project Work may be beneficial to the children, the parents and the teachers professional development. In order to reach these objectives, a qualitative research, was undertaken utilizing a semi-structured interview with the two teachers. All of the data were recorded in audio and field diary. The theoretical framework included the studies of the following authors: Hernandez (1998), Pinazza apud Oliveira-Formosinho (2002), Barbosa and Horn (2008) and Saboia Leitão (2011).The teachers’ responses suggest that they are able to identify and value children’ capacities to be creative and autonomous. They also recognize that Early Childhood Education and Project Work offer excellent opportunities for children’ whole development. However, when they develop Project Work in their classes, it is still very difficult for them to consider the children as .the center of their planning. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Trabalho com Projetos | pt_BR |
dc.subject | Early Childhood Education | pt_BR |
dc.title | Trabalho com projetos: caminho possível para descobertas significativas e prazerosas para as crianças, professoras e familiares e para uma educação infantil mais respeitosa e feliz | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo buscou identificar e analisar a compreensão das professoras das turmas do Infantil III (denominadas Infantil III A e Infantil III B) de um Centro de Educação Infantil público sobre o trabalho com projetos. A pesquisa teve como objetivos específicos identificar e analisar a concepção das professoras sobre criança, Educação Infantil e papel do professor da Educação Infantil; verificar como as professoras concebem seu papel, o da criança e dos pais ou responsáveis durante o desenvolvimento do trabalho com projetos; investigar, na perspectiva das professoras do CEI, quais etapas elas consideram importantes na realização dos projetos e identificar os principais desafios na realização do trabalho com projetos e que benefícios percebem com relação às crianças, às famílias e ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. Na busca de atingir os objetivos foi realizada uma pesquisa caracterizada como de natureza qualitativa, na qual se utilizou como estratégia metodológica uma entrevista semi-estruturada, realizada individualmente com duas professoras. As informações coletadas em campo foram registradas em gravação de áudio e em diário de campo. Elegeu-se como referencial teórico para a pesquisa bibliográfica, os autores Hernandez (1998), Oliveira-Formosinho (2002), Pinazza apud Oliveira-Formosinho (2007); Barbosa & Horn (2008) e Saboia Leitão (2011). Os dados coletados na pesquisa sugerem que apesar de na teoria se perceber que as professoras identificam e valorizam a capacidade criadora e a autonomia das crianças no seu processo de aprendizagem e que consideram a Educação Infantil e o trabalho com projetos como oportunidades favoráveis para o desenvolvimento integral das mesmas, quando planejam e vivenciam o trabalho com projetos ainda há muita dificuldade por parte das professoras em considerar as crianças como centro do planejamento. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_embsouza.pdf | 476,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.