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Tipo: TCC
Título: A organização do espaço na educação infantil em áreas diversificadas
Autor(es): Lima Filho, José Maurício de
Orientador: Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Palavras-chave: Educação Infantil;Áreas diversificadas;Aprendizagem;Early Childhood Education
Data do documento: 2012
Citação: Lima Filho, J. M.; Cruz, R. C. A. (2012)
Resumo: Esta pesquisa trata da organização do espaço da Educação Infantil dentro da perspectiva do trabalho com as áreas diversificadas. Tem como objetivo analisar as atividades realizadas pelas crianças nas áreas diversificadas da sala de atividades na Educação Infantil, procurando identificar suas contribuições para o desenvolvimento da autonomia das crianças de cinco anos. Os autores que ofereceram suporte teórico para a fundamentação desse trabalho foram: Horn (2004), Zabalza (1998) e Bassedas, Huguet, e Solé (1999). Também foram consultados alguns documentos publicados pelo Ministério da Educação como Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009) e os Parâmetros Básicos de Infra-Estrutura para Instituição da Educação Infantil (BRASIL, 2008). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa a qual foi realizada em uma turma de crianças com cinco anos de idade em um Centro de Educação Infantil, no município de Horizonte, no Estado do Ceará. Foram realizadas observações na turma e entrevista com a professora da sala. A análise dos dados revelaram que: os espaços e materiais das áreas diversificadas possibilitavam as interações das crianças e ainda favoreciam a construção da independência e da sua autonomia; na realização das atividades nas áreas diversificadas, as crianças expressaram um comportamento de cooperação e independência; a professora organizava os espaços, levando em consideração as necessidades das crianças, seu direito de brincar, de se expressar livremente e de interação com seus pares; mas o que ocorria posteriormente era que, no momento da realização das atividades nas áreas diversificadas, ela não conseguia se conter, por qualquer motivo intervia, não deixando que as crianças resolvessem seus conflitos sozinhas. Com essa pesquisa conclui-se que as áreas diversificadas são espaços que possibilitam o desenvolvimento, a autonomia e a aprendizagem da criança. Para tanto, os professores devem ter um bom conhecimento sobre o assunto, pois a existência das áreas diversificadas nas salas de atividades por si só não garantirá aprendizagem. As áreas somente tornam-se promotoras de aprendizagem quando possibilitam que sejam exploradas pelas crianças, de acordo com suas necessidades e interesses.
Abstract: This research deals with the spatial organization of early childhood education from the perspective of working with diverse areas. Aims to analyze the activities performed by children in different areas of activity room in kindergarten, trying to identify their contributions to the development of children's autonomy than five years. The authors have offered theoretical support for the reasoning of this work were mainly Horn (2004), ZABALZA (1998), Bassedas, Huguet, and Solé (1999). Were also reviewed some documents published by the Ministry of Education as Indicators of Quality in Early Childhood Education (BRAZIL, 2009) and the Basic Parameters for Infrastructure Institution of Child Education (BRAZIL, 2008). This is a qualitative research which was conducted in a classroom with children five years of age in an Early Childhood Center in the city of Horizonte, in the state of Ceará. Observations were made in the classroom and interview with their teacher. Data analysis reveals that: the spaces and materials of diversified fields possibilitavam interactions of children and still favored the construction of independence and autonomy, in carrying out activities in diversified fields, children expressed an attitude of cooperation and independence, the teacher organized spaces considering the needs of children, their right to play, to express themselves freely and interact with their peers, the teacher, upon completion of the activities in diversified fields, could not contain himself. For whatever reason, she intervened, not letting children solve their own conflicts. With this research concludes that the different areas are spaces that enable the development, autonomy and child learning. Therefore, teachers must have a good knowledge on the subject, since the existence of diversified fields of activities in the classrooms alone does not guarantee learning. The areas only become possible when promoting learning which are operated by children, according to their needs and interests.
Descrição: LIMA FILHO, José Maurício de. A organização do espaço na educação infantil em áreas diversificadas. 65f. TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Especializados, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37454
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