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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37417
Tipo: | TCC |
Título: | A organização dos espaços em creches públicas de Fortaleza sob a percepção de coordenadoras pedagógicas |
Autor(es): | Teobaldo, Júlia Oliveira de Sousa |
Orientador: | Pinho, Francisca Francineide de |
Palavras-chave: | Organização dos Espaços;Creche;Coordenadoras Pedagógicas;Daycare;Organization of spaces |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | Teobaldo, J. O. S.; Pinho, F. F. (2015) |
Resumo: | Esta pesquisa tem como finalidade investigar como se compreende a organização dos espaços de duas creches municipais localizadas no Distrito Educacional III do município de Fortaleza, mediada na ação de coordenadoras e os seus respectivos grupos. Tem como objetivos específicos conhecer como as coordenadoras pedagógicas utilizam o espaço físico das instituições e se elas propõem alternativas para desenvolver um atendimento que priorize o interesse e a autonomia da criança e investigar sobre o trabalho dessas coordenadoras na perspectiva de encontrar elementos que subsidiem outros profissionais que atuam na Educação Infantil a organizar ambientes que dêem oportunidade às crianças atendidas de manifestarem seus interesses através da exploração dos espaços disponíveis. Como aportes teóricos nos apoiamos nos estudos de Horn (2004), Oliveira (1995), dentre outros. A investigação se configurou como trabalho de campo de natureza qualitativa, com características de uma pesquisa etnográfica na qual foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas, como estratégia de coleta de dados. Como achados da pesquisa, detectou-se que não é suficiente um prédio bonito e bem equipado para garantir uma educação de qualidade às crianças em creche, isso deve vir acompanhado de um projeto pedagógico consistente, bem como de um grupo de educadores com formação, atentos às necessidades das crianças, ao direito de brincar e a uma rotina coerente e significativa. Os sujeitos pesquisados apontaram que a organização de espaços atraentes e desafiadores para o desenvolvimento infantil requer condições estruturais adequadas, vontade política, articulação com a comunidade e ainda aspectos relevantes como a formação e mudança de concepções dos diversos segmentos que compõem a unidade de ensino. Palavras-chave: |
Abstract: | This research aims to identify how to understand the organization of spaces in two municipal day care centers located in the District Educational III in the city of Fortaleza, mediated in action coordinators and their respective groups. Its specific objectives are to know how the pedagogical coordinators use the physical space of the institutions and they propose alternatives to develop a service that prioritizes the interests and the child's autonomy and investigate the work of these coordinators in view of finding elements that support other professionals act in kindergarten to organize environments that give opportunity to children met to express their interests through exploitation of available spaces. As theoretical contributions we rely on studies of Horn (2004), Oliveira (1995, 2001), among others. The investigation was configured as qualitative fieldwork, with characteristics of an ethnographic research in which were carried out observations and semi-structured interviews as data collection strategy. As findings of the survey, it was found that is not enough a beautiful and well-equipped building to ensure a quality education for children in day care, it must be accompanied by a consistent educational project as well as a group of educators trained, attentive needs of children, the right to play and to a consistent and meaningful routine. The study subjects showed that the organization of attractive and challenging spaces for child development requires appropriate framework conditions, political will, coordination with the community and still relevant aspects such as training and changing conceptions of the various segments that make up the teaching unit. |
Descrição: | ARAÚJO, Janice Débora de Alencar Batista. O que há de novo na roda? a roda de conversa como espaço de escuta e participação da criança. 2015. 56f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37417 |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
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