Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37406
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Maria Socorro Silva-
dc.contributor.authorSilveira, Cybele Pedreira-
dc.date.accessioned2018-11-16T18:54:38Z-
dc.date.available2018-11-16T18:54:38Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSilveira, C. P.; Almeida, M. S. S. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37406-
dc.descriptionSILVEIRA, Cybele Pedreira..Concepções de professoras de educação infantil acerca da função da creche. 2015. 63f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectCuidarpt_BR
dc.titleConcepções de professoras de educação infantil acerca da função da crechept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa assenta-se nas concepção da professora de Educação Infantil acerca da função da creche. O referencial teórico que sustenta as discussões é o sociointeracionismo, representado neste trabalho por Henri Wallon. O objetivo é investigar as concepções de professoras de educação infantil acerca da função creche. A metodologia baseou-se no referencial qualitativo. A técnica utilizada para a produção dos dados consistiu em entrevista semiestruturada, enquanto os instrumentos utilizados na coleta dos dados constaram de um roteiro de entrevista semiestruturada e um gravador de voz. O campo de pesquisa foram duas instituições públicas municipais de Educação Infantil, e seus sujeitos duas professoras, cujos critérios de escolha foram ser efetiva na rede pública municipal de ensino, ser formada em Pedagogia e atuar na creche. Para a categorização e a análise dos dados segue-se a ordem dos objetivos específicos como macrocategorias. A análise dos dados demonstrou que as professoras têm uma visão positiva das crianças, organizam sua prática pedagógica de acordo com as orientações vigentes para essa etapa da educação e estão atentas à necessidade de estabelecer parceria com as famílias das crianças com as quais trabalham. Desse modo, tudo conduz a se acreditar que as professoras compreendem como função da creche o atendimento das necessidades de educação e cuidado das crianças pequenas.pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_cpsilveira.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.