Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37405
Tipo: | TCC |
Título : | O jogo teatral na prática docente: experiências pedagógicas com arte em uma creche municipal de Fortaleza |
Autor : | Silva, Cláudia Robéria da |
Tutor: | Silva, Francisco José Chaves da |
Palabras clave : | Jogo teatral;Prática Pedagógica;Educação Infantil |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | Silva, C. R.;Silva, F. J. C. (2015) |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo traz como tema “O jogo teatral na prática docente: experiências pedagógicas com Arte em uma creche municipal de Fortaleza” e tem por objetivo compreender a perspectiva das professoras sobre a prática pedagógica pautada no fazer teatral. Assim, teve como apoioteórico estudos sobre Arte-educação feitos por Duarte Junior (1991), Linhares (2002), teatro na escola por Reverbel (1997) e as legislações atuais para a Educação Infantil, dentre outros. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e teve como procedimento metodológico a entrevista semiestruturada. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública, seus sujeitos foram quatro professoras efetivas da rede municipal. Os resultados obtidos revelaram que o jogo teatral na prática docente acontece, cotidianamente, articulado a outras práticas artísticas, como a música e a dança. O jogo teatral também está vinculado a Contações de histórias, a brincadeiras de faz de conta. O estudo revelou que a partir da experiência dramática há desenvolvimento da expressividade, da oralidade, da confiança. Contudo, há muitos desafios na construção de uma prática pautada na Arte teatral que vão desde materiais, à formação específica para atuar na área, como formação pessoal com vivências e apreciação artística. Concluímos que o uso do teatro na creche se articula às demais linguagens artísticas, desse modo, as diversas linguagens são abordadas com as crianças em sala, no entanto, de acordo com o pensamento das professoras, há necessidade de formação específica. Observamos inclusive que as professoras, mesmo de forma incipiente, fundamentam sua prática pedagógica pautada na Arte teatral, a partir das suas experiências nos contextos de formação pessoal e pedagógico, dessa forma, ela está presente na sua prática educativa. |
Descripción : | SILVA, Cláudia Robéria da. O jogo teatral na prática docente: experiências pedagógicas com arte em uma creche municipal de Fortaleza. . 2015. 47f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37405 |
Aparece en las colecciones: | EDEI - Monografia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_crsilva.pdf | 598,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.