Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGondim, Meire Virgínia Cabral-
dc.contributor.authorOliveira, Angélica Maria Holanda de-
dc.date.accessioned2018-11-16T18:54:10Z-
dc.date.available2018-11-16T18:54:10Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationOliveira, A. M. H.; Gondim, M. V. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37402-
dc.descriptionOLIVEIRA, Angélica Maria Holanda de.Letramentos na educação infantil: uma abordagem vinculada aos professores, pais e crianças. 2015. 41f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand how early childhood educators conceive the practices of the Early Learning Literacies rooms with children from child V. As to investigate what activities the teachers are developing with the children so that small can extend the practices social, not only give priority to reading and writing. This word, literacy, began to be used in Brazil in the mid-80s today more than ever feel - the need for schools announce these new literacies present in contemporary society and that addresses the cultural diversity and the diversity of emerging languages in schools. At every turn, multiply the demands for practical, not only contemplate the call culture of the paper, but covering the screen culture, with the electronic media, but also can include the great diversity of existing cultures in rooms class. Our analysis showed that the teachers are still bearing the literacy idea much focused on the practice of reading and writing without realizing that the definition of literacy would help them a lot to understand the social contexts we live in our times, the Parents need to be involved in different activities experienced in childcare to also contribute to the development of their children and finally, children who already arrive in institutions with well-differentiated knowledge and that it is up to the school to expand this repertoire providing opportunities for children ever richer experiences .pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectPráticas Sociaispt_BR
dc.subjectNovas Tecnologiaspt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectChildhood Educationpt_BR
dc.subjectSocial practicespt_BR
dc.titleLetramentos na educação infantil: uma abordagem vinculada aos professores, pais e criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho objetivou analisar as diferentes concepções de letramento, compreendendo como ele está situado em uma instituição de Educação Infantil no âmbito das educadoras, dos pais e das crianças. Procurou-se também investigar que atividades as professoras estão desenvolvendo junto às crianças de modo que elas possam ampliar suas práticas sociais de letramento, sem privilegiar unicamente a leitura e a escrita. O termo letramento começou a ser utilizado no Brasil em meados dos anos 80, porém cada vez mais o termo vem sendo ressignificado, surgindo outros como letramentos, multiletramentos, envolvendo práticas sociais e culturais diversas. Hoje, mais do que nunca, sente-se a necessidade de as instituições apreenderem essas abordagens de letramento uma vez que estão presentes na dinâmica social envolvendo a diversidade cultural e a diversidade de linguagens. A cada momento, multiplicam-se as demandas por práticas, que não só contemplem a chamada cultura do papel, mas que abranja a cultura da tela, com os meios eletrônicos, bem como a diversidade de culturas existentes na creche e no entorno social. Para compreender como o Letramento está situado no campo da educação, realizou-se entrevistas semiestruturadas com duas professoras, duas mães e duas crianças em uma turma de Infantil V. A leitura dos dados mostrou que as professoras, segundo à análise das entrevistas, trazem consigo a ideia de letramento voltado para a prática da leitura e da escrita, sem se darem conta de que outras dimensões de letramento são partilhadas nos contextos sociais de nossa contemporaneidade. Em relação às mães, elas ainda se limitam às práticas sociais e culturais que envolvem a igreja e não dominam por motivos diversos, os artefatos tecnológicos, enquanto as crianças mostram-se receptivas e muito ativas no que diz respeito ao aparato tecnológico que propiciam diferentes formas de letramento. Dessa maneira, caberá a instituição ampliar esse repertório oportunizando as crianças vivências cada vez mais ricas e diversificadas em parceria com a família.pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_amholiveira.pdf188,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.