Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37400
Tipo: TCC
Título: As concepções de crianças sem deficiência sobre a inclusão de crianças com deficiência em uma sala regular de educação infantil de uma escola municipal de Fortaleza-ce
Autor(es): Furtado, Ana Paula Azevedo
Orientador: Dantas, Lilianne Moreira
Palavras-chave: Educação inclusiva. Educação Infantil. Percepção.;Educação Infantil;Percepção;Inclusive education;Children's Education;Conception
Data do documento: 2015
Citação: Furtado, A. P. A.; Dantas, L. M. (2015)
Resumo: Nas ultimas décadas cresceram, no Brasil, movimentos que visavam a democratização da Educação a partir da inclusão de pessoas com deficiências em escolas do sistema regular de ensino. De forma similar, também vimos crescendo a valorização e conscientização sobre a importância da Educação Infantil para o pleno desenvolvimento dos indivíduos. Dito isto, esta pesquisa teve por objetivo investigar quais as concepções de crianças sem deficiência sobre a inclusão de crianças com deficiência em sala de aula regular da Educação Infantil em uma escola da rede pública de Fortaleza-Ce. Em sua trajetória, este trabalho se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, apoiado em documentos oficiais do MEC referentes às políticas públicas brasileiras de Educação Especial e Educação Infantil e como aporte teórico as obras de Cruz (2008), Vasconcellos e Sarmento (2007), Stainback (1999), entre outros. A investigação de campo, do tipo estudo de caso, visou aproximar-se das concepções das crianças, ao empregar as técnicas de observação, entrevista semiestruturada e representações através de desenhos para a obtenção de dados pertinentes ao estudo. A coleta de dados ocorreu entre setembro e novembro de 2014. As observações e entrevistas semiestruturas foram realizadas com quatro crianças de cinco anos, matriculadas no Infantil V, de uma escola municipal de Fortaleza, na qual havia uma criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), devidamente matriculado e frequentando. Os resultados demonstraram que as crianças sem deficiência apresentam concepções distintas a respeito desta criança com deficiência e que estas são determinadas por suas afinidades e interações. A deficiência neste caso estudado influencia suas concepções, indiretamente, não interferindo em seus relacionamentos. Em suas palavras, as crianças demonstraram possuir um grau de discernimento sobre as deficiências e não apresentaram sinais de incômodo com a presença dessa criança. Verificamos, inclusive, que as crianças são capazes de emitir opinião e contribuir para o avanço de ideias, no que se refere à busca por uma educação de qualidade para todos, o que justifica a importância de pesquisas que deem voz a estes sujeitos. Palavras-chave:
Abstract: In recent decades grown in Brazil, movements aimed at the democratization of education from the inclusion of people with disabilities in the regular education system schools. Similarly, we have also seen growing appreciation and awareness of the importance of early childhood education for the full development of individuals. That said, this research aimed to investigate the conceptions of children without disabilities on the inclusion of children with disabilities in regular classroom from kindergarten in a public school in Fortaleza-CE. Along the way, this paper develops a qualitative approach, supported by official documents of the Ministry of Education - MEC related to Brazilian public policy of Special Education and Early Childhood Education and taking as the theoretical Cruz (2008), Sarmento and Vasconcellos (2007), Stainback (1999), among others. The field investigation, the case study type, aimed to approach the conceptions of children, using the techniques of observation, semi-structured interviews and representations through drawings to obtain relevant data to the study, which took place between September and November 2014. The observations and interviews semistructured form performed with four of five years attending a infant 5 room, which had a student with Autism Spectrum Disorder duly enrolled and attending. The results show that children without disabilities have different conceptions of the child with disabilities and that these are determined by their affinities and interactions. A deficiency in this case studied influence their conceptions indirectly not interfering in their relationships. In his words shown to possess a degree of insight into the shortcomings and showed no signs of discomfort with the presence of a disabled student. Add to this the finding that children are capable of opinion and contribute to the advancement of ideas as regards the pursuit of a quality education for all, which explains the importance of research that give voice to these subjects.
Descrição: FURTADO, Ana Paula Azevedo. As concepções de crianças sem deficiência sobre a inclusão de crianças com deficiência em uma sala regular de educação infantil de uma escola municipal de Fortaleza-Ce. 2015. 73f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37400
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_apafurtado.pdf745,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.