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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37387
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Schramm, Sandra Maria Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lima, Mônica Bonfim de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-16T13:58:30Z | - |
dc.date.available | 2018-11-16T13:58:30Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Lima, M. B. M.; Schramm, S. M. O. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37387 | - |
dc.description | LIMA, Mônica Bonfim de Moraes. A percepção das professoras de creches sobre as atividades de psicomotricidade: uma análise à luz do referencial teórico de Wallon e Le Boulch. 2012. 52f. – TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to work with teachers in daycare centers in the city of Fortaleza to identify how important they feel Psychomotricity is for child development and whether they use knowledge from this area in their daily pedagogical practice. For our theoretical framework we researched the work of authors such as Wallon, Le Bouche and other scholars who advocate psychomotor education in Infant Education. Filed research consisted of interviews conducted with teachers in municipal Infant Education institutions in Fortaleza. Our conclusion was that although daycare teachers from Regional IV acknowledge and wish to conduct pedagogical activities based on Psychomotricity principles, they do not actually do so for lack of knowledge on the subject. Reflections based on data analysis point to the importance of promoting continuing professional training programs for Infant Education teachers so they may acquire knowledge about Psychomotricity. This would possibly help close the current gap in knowledge about that subject and consequently improve the quality of service provided to children in those institutions. KEYWORDS: | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Psychomotricity | pt_BR |
dc.subject | Infant Education | pt_BR |
dc.title | A percepção das professoras de creches sobre as atividades de psicomotricidade: uma análise à luz do referencial teórico de Wallon e Le Boulch | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem por finalidade identificar a percepção das professoras de creches do município de Fortaleza, sobre a importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento infantil, e se os conhecimentos dessa área são utilizados na prática pedagógica que realizam. Para embasamento teórico, foram pesquisados autores como Wallon, Le Bouche e outros estudiosos que defendem a educação psicomotora na Educação Infantil. A pesquisa de campo, realizada através de entrevistas com professoras de instituições municipais de Educação Infantil em Fortaleza, constatou que os professores de creche da Regional IV, embora reconheçam e desejam desenvolver atividades pedagógicas baseadas nos princípios da Psicomotricidade, de fato elas não o fazem por falta de conhecimento sobre o assunto. As reflexões realizadas a partir da análise dos dados apontam para a importância e necessidade de se promover, em programas de formação continuada, apropriação de conhecimentos acerca da Psicomotricidade pelas professoras da Educação Infantil. Tal medida, possivelmente, diminuiria a atual lacuna de conhecimentos sobre o assunto e, por conseguinte, melhoraria a qualidade de atendimento às crianças atendidas por essas instituições. PALAVRAS-CHAVE: | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2012_tcc_mbmlima.pdf | 317,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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