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dc.contributor.advisorSchramm, Sandra Maria Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Mônica Bonfim de Moraes-
dc.date.accessioned2018-11-16T13:58:30Z-
dc.date.available2018-11-16T13:58:30Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLima, M. B. M.; Schramm, S. M. O. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37387-
dc.descriptionLIMA, Mônica Bonfim de Moraes. A percepção das professoras de creches sobre as atividades de psicomotricidade: uma análise à luz do referencial teórico de Wallon e Le Boulch. 2012. 52f. – TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to work with teachers in daycare centers in the city of Fortaleza to identify how important they feel Psychomotricity is for child development and whether they use knowledge from this area in their daily pedagogical practice. For our theoretical framework we researched the work of authors such as Wallon, Le Bouche and other scholars who advocate psychomotor education in Infant Education. Filed research consisted of interviews conducted with teachers in municipal Infant Education institutions in Fortaleza. Our conclusion was that although daycare teachers from Regional IV acknowledge and wish to conduct pedagogical activities based on Psychomotricity principles, they do not actually do so for lack of knowledge on the subject. Reflections based on data analysis point to the importance of promoting continuing professional training programs for Infant Education teachers so they may acquire knowledge about Psychomotricity. This would possibly help close the current gap in knowledge about that subject and consequently improve the quality of service provided to children in those institutions. KEYWORDS:pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectPsychomotricitypt_BR
dc.subjectInfant Educationpt_BR
dc.titleA percepção das professoras de creches sobre as atividades de psicomotricidade: uma análise à luz do referencial teórico de Wallon e Le Boulchpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem por finalidade identificar a percepção das professoras de creches do município de Fortaleza, sobre a importância da Psicomotricidade para o desenvolvimento infantil, e se os conhecimentos dessa área são utilizados na prática pedagógica que realizam. Para embasamento teórico, foram pesquisados autores como Wallon, Le Bouche e outros estudiosos que defendem a educação psicomotora na Educação Infantil. A pesquisa de campo, realizada através de entrevistas com professoras de instituições municipais de Educação Infantil em Fortaleza, constatou que os professores de creche da Regional IV, embora reconheçam e desejam desenvolver atividades pedagógicas baseadas nos princípios da Psicomotricidade, de fato elas não o fazem por falta de conhecimento sobre o assunto. As reflexões realizadas a partir da análise dos dados apontam para a importância e necessidade de se promover, em programas de formação continuada, apropriação de conhecimentos acerca da Psicomotricidade pelas professoras da Educação Infantil. Tal medida, possivelmente, diminuiria a atual lacuna de conhecimentos sobre o assunto e, por conseguinte, melhoraria a qualidade de atendimento às crianças atendidas por essas instituições. PALAVRAS-CHAVE:pt_BR
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