Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorForte, Elaine Cristina Forte-
dc.contributor.authorPaula, Ana Teresa Silva de-
dc.date.accessioned2018-11-16T13:52:44Z-
dc.date.available2018-11-16T13:52:44Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPaula, A. T. S.; Forte, E. C. F. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37379-
dc.descriptionPAULA , Ana Teresa Silva de. A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo. 2015. 38f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims, in general, to investigate literacy processes involved on the learning of writing in pre-school, considering the skills to be developed according to legal guidelines, as well as the activities targeted to this teaching stage. The participating subject of this research was a teacher that works in Childhood Education. To reach our goal, we developed a field research and an analysis of the skills to be developed on this teaching stage, according to the legal guidelines. To theoretically support our study, we used the works of some renowned researches on the educational and language field, like Freire (1989), Tfouni (1995), Kleiman (1995), Soares (2009) and Rojo (2012). The data show that the social practices of reading and writing are offered to the children in several moments during the activities developed in classroom. Besides, we observed that the literacy processes involved on the writing learning in pre-school are in line with the theoretical conceptions in force. This way, we concluded that our goals were reached before the evidences and data analyzed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectAlphabetizationpt_BR
dc.titleAna Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo geral investigar os letramentos envolvidos na aprendizagem da escrita na pré-escola, tendo em vista as competências a serem desenvolvidas segundo as diretrizes legais, bem como as atividades direcionadas para essa etapa de ensino. O sujeito participante desta pesquisa foi uma professora que atua na Educação Infantil. Para o alcance de nosso objetivo, desenvolvemos uma pesquisa de campo e uma análise das competências a serem trabalhadas nessa etapa de ensino, de acordo com as diretrizes legais. Para fundamentar teoricamente nosso estudo, utilizamos os trabalhos de estudiosos renomados na área da educação e da linguagem como Freire (1989), Tfouni (1995), Kleiman (1995), Soares (2009) e Rojo (2012). Os dados mostram que as práticas de usos sociais de leitura e escrita são oportunizadas às crianças em vários momentos durante as atividades desenvolvidas em sala de aula. Além disso, observamos que os letramentos envolvidos na aprendizagem da escrita na pré-escola encontram-se em consonância com as concepções teóricas em vigor. Nesse sentido, concluímos que os nossos objetivos foram alcançados diante das evidências dos dados analisados.pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_atspaula.pdf297,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.