Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37354
Tipo: Dissertação
Título: As Inteligências múltiplas e o aprendizado de química numa escola de educação profissional: um estudo de caso.
Título em inglês: Multiple Intelligences and Chemistry Learning in a Vocational School: a case study.
Autor(es): Sousa, Herlen Rios de
Orientador: Gomes, Maria das Graças
Palavras-chave: Ensino de química;Inteligências múltiplas;Estímulo de competências
Data do documento: Set-2018
Citação: SOUSA, Herlen Rios de As inteligências múltiplas e o aprendizado de química numa escola de educação profissional: um estudo de caso. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Um vasto campo de pesquisas educacionais versa atualmente sobre desenvolvimento curricular, formação de professores e técnicas de ensino, porém no tocante a disciplina de química, sente-se na prática, ainda uma carência de metodologias capazes de proporcionar um aprendizado efetivo dos conteúdos, notadamente ao abstrair-se acerca de situações que requisitem capacidade de interpretação e resolução de problemas teóricos e práticos. Neste contexto, tomou-se como questão norteadora do trabalho, a existência de uma correlação entre as dificuldades na aprendizagem de conteúdos da área de Química, e deficiências no campo das inteligências espacial, linguística e lógico-matemática, tomando-se como embasamento a teoria das inteligências múltiplas. O público-alvo constituiu-se de um grupo de 19 alunos dos segundos anos de ensino médio de uma escola estadual de educação profissional, localizada em Fortaleza. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos iniciais de coleta de dados, consistiu de um questionário de sondagem das dificuldades encontradas na prendizagem dos conteúdos de química geral, e de um segundo, relativo a presença das inteligências mais associadas ao aprendizado de química. De acordo com os resultados obtidos, foram programadas oficinas, nas quais desenvolvessem atividades que estimulassem o desenvolvimento de competências ligadas as inteligências ditas racionais e associados aos conteúdos químicos, nos quais os alunos apontaram maiores dificuldades de compreensão. As oficinas resultaram no produto educacional, que se caracteriza como um manual que orienta detalhadamente à execução das atividades, a fim de que possa ser utilizada pelos demais interessados neste método de ensino.
Abstract: A broad field of educational research currently deals with curricular development, formation of teachers and teaching techniques. However, in practice, there is stilll a shortage of methodologies that are capable to provide an effective learning in abstract situations that requires the capacity to interpret and solve theoretical and practical problems. In this context, a main part of the research was concerned about the existence of a correlation among learning difficulties in Chemistry-related subjects and the deficiencies in the fields of the spatial, linguistic and logical mathematical intelligences, having the theory of the multiple intelligences as a basis. The target audience was a group of 19 students in the second year of high school in a state school of professional education, located in Fortaleza. The research was a case study with qualitative and quantitative approaches. The initial data collection instruments consisted of a survey questionnaire regarding the difficulties found in the learning of general chemistry, and another one regarding the intelligences that are the most related to chemistry learning. According to the results obtained, there were created workshops that could be able to develop activities that stimulated the development of competencies related to the called rational intelligences and associated to chemistry contents in which the students reported more comprehension problems. The workshops resulted in the educational product, described as a guide to orient in detail the performance of activities, in order to be used by the interested ones in this teaching method.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37354
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PE_HRSOUSA.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_DIS_HRSOUSA.pdf4,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.