Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37307
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cruz, Sílvia Helena Vieira | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria do Carmo Santiago | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-13T17:42:48Z | - |
dc.date.available | 2018-11-13T17:42:48Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Silva, M. C. S.; Cruz, S. H. V. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37307 | - |
dc.description | SILVA, Maria do Carmo Santiago. As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças. 2012. 41f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira de faz de conta | pt_BR |
dc.subject | Opiniões de professoras | pt_BR |
dc.title | As concepções de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta das crianças | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho teve como objetivo geral analisar a compreensão de professoras da pré-escola sobre a brincadeira de faz-de-conta das crianças. Para que isso pudesse acontecer, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras que trabalham com crianças de quatro e cinco anos numa escola pública municipal de Fortaleza. Nesse processo, elas expressaram o que pensavam sobre a brincadeira de faz-de-conta na etapa da educação básica, sobre qual papel exerciam nessas brincadeiras e sobre qual sua importância na Educação Infantil. A pesquisa foi apoiada nas contribuições de Vigotski (1998) sobre o papel da brincadeira no desenvolvimento da criança. Tais contribuições constituíram sua principal fonte de fundamentação teórica. Os dados obtidos neste estudo indicaram que as professoras têm pensamentos bem diferentes sobre o brincar de faz de conta na Educação Infantil. Vale destacar que, por mais que externem de modo divergente o que pensam sobre a atividade de brincar das crianças, não podemos julgar a sua dedicação à Educação Infantil por suas falas. Essas ideias podem ser fruto do pouco aprofundamento teórico a respeito dessa importante atividade, o que sinaliza a necessidade de formação continuada sobre esse tema. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mcssilva.pdf | 342,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.