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Tipo: TCC
Título: Jogos e brincadeiras na educação infantil
Autor(es): Brito, Maria Jevaneide Vieira de
Orientador: Pinto, Georgia Albuquerque de Toledo
Palavras-chave: Ludicidade;Educação infantil;Formação humana;Playfulness; childhood education; human formation.;Childhood education;Human formation
Data do documento: 2012
Citação: Brito, M. J. V.; Pinto, G. A. T. (2012)
Resumo: A partir das considerações sobre o “Brincar” dentro do contexto educacional e suas relações com o desenvolvimento integral das crianças da pré-escola, o presente trabalho apresenta, algumas respostas à questão seguinte: “por que brincar na escola”? O espaço escolar é um lugar de educação integral, de desenvolvimento, não apenas intelectual e motor, mas, também de amor, relacionamentos, socialização. Esta parte do desenvolvimento infantil é de grande importância para a formação integral da criança. Com isso o presente estudo teve como objetivo geral investigar melhor algumas questões sobre o trabalho dos professores da Educação Infantil, a respeito dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento socioeducativo das crianças na educação infantil. E como objetivos específicos identificar os conhecimentos que professores da Educação Infantil já tem sobre os jogos e brincadeiras para o desenvolvimento social das crianças e analisar as situações em que os jogos e as brincadeiras são utilizadas. Foram avaliadas 20 professoras, entre 20 e mais de 50 anos de idade, de escolas públicas e privadas da cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. Essas professoras responderam a um questionário a respeito do seu trabalho com crianças, através dos jogos e brincadeiras na educação infantil e sua importância no desenvolvimento socioeducativo. Para análise estatística foi utilizados o agrupamento de resposta e porcentagem simples. Após a análise das respostas foi concluído que as professoras entrevistadas têm consciência que os jogos e brincadeiras podem contribuir para a transformação da sociedade de uma forma construtiva.
Abstract: From the considerations on the "Play" within the educational context and its relations with the comprehensive development of children from pre-school, this paper presents some answers to the following question: "why play at school"? The school is a place of integral education, development, and motor not only intellectual, but also of love, relationships, socialization. This part of child development is of great importance for the development of children. Thus the present study aimed to investigate questions about the work of teachers from kindergarten, about the games and play for development childcare children in early childhood education. And specific objectives identify the knowledge that teachers from kindergarten already have about games and games for social development of children and analyze the situations in the games and the games are used. We evaluated 20 teachers from 20 to over 50 years of age, of public and private schools of the city of Juazeiro, Ceará. These teachers completed a questionnaire about their work with children through games and play in early childhood education and its importance in developing childcare. Statistical analysis was used for grouping and answer simple percentage. After reviewing the responses it was concluded that the teachers interviewed are aware that games and play can contribute to the transformation of society in a constructive way.
Descrição: BRITO, Maria Jevaneide Vieira de. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 2012. 46f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37294
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