Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37292
Tipo: TCC
Título: Brincadeiras na educação infantil: as concepções de professoras da pré- escola sobre o faz de conta
Autor(es): Santos, Antônia Leandro dos
Orientador: Cruz, Sílvia Helena Vieira
Palavras-chave: Educação infantil;Brincadeira de faz de conta;Professora de educação infantil.;Preschool;Make-believe
Data do documento: 2012
Citação: SANTOS, Antonia Leandro dos. Brincadeiras na educação infantil: as concepções de professoras da pré- escola sobre o faz de conta. 2012. 51f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Cariri (Ce), 2012.
Resumo: O presente trabalho, Brincadeiras na educação infantil: as concepções de professoras da pré-escola sobre o faz de conta, tem como objetivo maior investigar as concepções de professoras de pré-escola sobre a brincadeira de faz de conta, trazendo também alguns elementos da sua prática pedagógica relacionada a este assunto. Através do enfoque neste tema tão importante para a educação infantil, o brincar das crianças, procuro aumentar meus conhecimentos e refletir acerca da práxis docente nessa etapa da educação. O interesse por esse tema decorreu da compreensão de que a brincadeira na infância, sendo uma atividade fundamental para todos os aspectos do desenvolvimento infantil, precisa ser melhor compreendida por todos que atuam na educação da criança. Esta investigação se apoiou nos pressupostos teóricos de Vigotski (2007) e contou com a contribuição de autores como Rego (1995) e Kishimoto (2000, 2003 e 2010), entre outros. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professoras de pré-escola de uma instituição pública municipal numa cidade da região do Cariri cearense. A análise dos dados indicou que as professoras entrevistadas ainda não possuem clareza sobre o que seja a brincadeira de faz de conta e a sua importância para as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, o que traz consequências negativas para a sua prática pedagógica junto aos alunos. Tais dados apontam para a necessidade de ações de formação que propiciem o maior conhecimento das professoras que atuam na educação infantil acerca da importância do brincar de faz de conta para a criança e para o trabalho que elas desenvolvem nessa etapa da educação.
Abstract: The present subject aims at child’s play and teachers’ conception about make-believe at Preschool, we also want to bring some elements of their pedagogical practice.Through the focus in this important theme to basic education, child's play, we are looking for growing our knowledge and reflecting about instructor praxis in this stage of education. Our interest in this theme occurred due to understanding child's play in childhood as a fundamental activity to child development. It must be better understood for all those who work with children education.This research is based in the thoughts of Vigotski (2007) and we also use the contribution of authors as Rego (1995) and Kishimoto (2000, 2003, 2010).In our methodology we used semistructured interviews with four Preschool teachers of a public institution in a city located in Cariri. The data analysis shows that interviewed teachers are not clean about child's play and its importance to children. These data aim at the necessity of actions of formation that can propitiate a huge teachers' knowledge about the importance of child's playing and make-believe to children and to people who work in preschool and the importance to the work they develop this stage in education. Keywords:
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37292
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_alsantos.pdf468,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.