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Tipo: TCC
Título: Business process management (bpm): um estudo de caso da análise de processos em uma Transportadora
Autor(es): Freitas Filho, William Brito
Orientador: Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Palavras-chave: Processos;Análise;Gestão
Data do documento: 2018
Citação: FREITAS FILHO, William Brito. Business process management (bpm): um estudo de caso da análise de processos em uma Transportadora. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Resumo: A gestão dos processos organizacionais está cada vez mais chamando a atenção dos níveis de gestão. Atualmente, parte-se para o entendimento que os processos quando bem gerenciados conseguem construir diferenciais competitivos, enquanto constroem uma rede capaz de entregar valor ao cliente e, por consequência, se tornam elementos fundamentais para a sobrevivência e para a inserção das organizações em ambientes complexos. Nesse sentido, não basta fazer com que os processos ganhem atenção, mas é necessário garantir que as organizações possuam sistemáticas capazes de fazer o seu gerenciamento de seus processos de maneira efetiva. E somente através do emprego de uma metodologia estruturada de análise para seus processos que as organizações poderão extrair informações úteis para a tomada de decisão, evitando a falha e a descontinuidade das iniciativas de mudanças. Dessa forma, esse estudo nasce da seguinte questão: “De que forma a análise de processo pode gerar informações para a tomada de decisões?”. E para responder a essa questão, o trabalho utiliza-se de um estudo de caso, descrevendo o método de análise utilizado no processo de viagens corporativas de uma empresa transportadora. O levantamento e analise do processo de viagem foi feita com o emprego da observação participante e foram feitos levantamentos em documentos e relatórios internos da empresa no intuito de garantir a assertividade das informações apresentadas. Após a descrição do método utilizado, ocorreu a comparação dele com a metodologia caracterizada na literatura, destacando os pontos de similaridades e os pontos de divergência, e os resultados gerados pelas análises realizadas possibilitaram mudanças no processo, levando a revisão de contrato com fornecedores, a descentralização da execução do processo em algumas unidades funcionais, o aumento de aprovadores e a construção de níveis de alçada de aprovação para as viagens. As mudanças geradas pela análise contribuíram para o aumento da velocidade e da assertividade na comunicação entre os envolvidos no processo.
Abstract: The organizational processes management is becoming increasingly evident at the administrations levels. Nowadays, these processes, when well managed, can build competitive differentials, forming a network capable of delivering value to the client and thus becoming key elements for the survival and integration of organizations in complex environments. In this sense, it is not enough to make the processes get attention, but it is necessary to guarantee that the organizations have a systematic able to do an efficient management process. Using a process analysis structural methodology, organizations may extract useful information for the decision-making, avoiding gap and discontinuity of change initiatives. Therefore, this study is born from the following question: “How can process analysis generate information for decisionmaking?” And to answer this question, the paper uses a case study, describing the analysis used in the corporate travel process of a carrier company. Data collection and analysis was carried out in a questionnaire of internal results and reports, without the purpose of guaranteeing the assertiveness of the information. After the description of the method used, it was compared to the methodology characterized in the literature. Similarities and differences were detected. Even with points of remoteness, the analysis of the travel process managed to generate subsidies and to provide information managers, to increase performance, identifying a series of problematics not previously anticipated at the beginning of the work, the analysis made possible the following changes at the process: review of the contract with the travel agency, decentralization of some activities performed at administrative department, increases of the number of approvers and the creation of a height to them, these changes made possible the increases of the agility and the reliability of the communication development in the process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37288
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