Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37251
Tipo: | Dissertação |
Título : | Educação alimentar na escola: treinamento para uso de tecnologia educativa para controle de peso |
Autor : | Cavalcante, Luiza Marques |
Tutor: | Araújo, Thelma Leite |
Palabras clave : | Promoção da Saúde;Enfermagem;Capacitação;Tecnologia Educacional |
Fecha de publicación : | 4-oct-2018 |
Citación : | CAVALCANTE, L. M. Educação alimentar na escola: treinamento para uso de tecnologia educativa para controle de peso. 2018. 86 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O estudo teve como objetivo geral avaliar um treinamento realizado com professores que atuavam na educação escolar para utilizarem o álbum seriado “De Olho no Peso”. Os específicos foram investigar as respostas dos professores a três dos quatro níveis de avaliação de um treinamento propostos por Kirkpatrick (2010a): reação ao treinamento, avaliação da aprendizagem e comportamento posterior ao treinamento, com a utilização do álbum seriado pelos participantes. Pesquisa avaliativa, desenvolvida em duas escolas municipais de ensino infantil e ensino fundamental (EMEIF) de Fortaleza, no período de setembro a dezembro de 2017, após aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. Locais do estudo escolhidos por conveniência, com participação de oito professores que atenderam aos critérios de inclusão: lecionar em turmas com alunos na faixa etária de 7 a 10 anos e comparecimento ao treinamento. A coleta de dados ocorreu em três momentos: antes e após a realização do treinamento dos professores para utilização do álbum seriado; na análise por juízes de vídeos realizados durante a aplicação por cada professor do álbum seriado com escolares; e em reunião com os professores para feedback das avaliações do seu desempenho. Análise dos dados por meio do sistema de atributos, com verificação de quatro parâmetros: eficácia (E), taxa de falso positivo (FP), taxa de falso negativo (FN) e tendência (T). Os participantes tinham idade entre 30 e 58 anos, com média de 39 anos, a maioria do sexo feminino, com prevalência de tempo de formação de 0 a 5 anos e de 11 a 15 anos. Houve prevalência de professores especialistas (62,5%) e um mestre. Na avaliação de reação ao treinamento os itens Avaliação quanto ao assunto, Avaliação do facilitador quanto ao uso de material de apoio, Manutenção de uma atitude amigável e solícita e Clareza nas informações concedidas foram considerados excelentes por todos os professores. Os itens Instalações, Cronograma, Facilitador estabeleceu objetivo, Comunicação do facilitador com o grupo, mesmo sendo avaliados pela maioria como excelentes, receberam outras avaliações (muito boa e boa). Na avaliação de aprendizagem observou-se que a maioria dos participantes tinha nível aceitável de conhecimento da temática mesmo antes do treinamento, mas o número de professores neste nível aumentou após o treinamento, sugerindo aumento geral do conhecimento e refletindo avaliação positiva de aprendizagem. Na avaliação do desempenho geral dos professores por figura do álbum, somente a apresentação da capa obteve rendimento abaixo do esperado. Nas apresentações das fichas-roteiros, a maioria dos participantes obteve avaliação de desempenho dentro do esperado. Conclui-se que o treinamento realizado possibilitou a capacitação dos professores participantes para obtenção de bom desempenho na aplicação do álbum seriado, proporcionando conhecimento para utilização do material educativo com o público escolar. |
Abstract: | The study’s aim was to evaluate a training program conducted with teachers who work in school education to use the serial album “De Olho no Peso”. The specifics were to investigate teachers responses to three of the four levels of assessment of a training proposed by Kirkpatrick (2010a): reaction to training, assessment of learning, knowledge demonstrated before and after the training, as well as post-training behavior, using the serial album by the participants. Evaluative research, developed in two municipal schools of elementary education in Fortaleza, from September to December 2017, after approval by the Research Ethics Committee. Study sites chosen for convenience, with participation of eight teachers who met the inclusion criteria: teaching in classes with students in the age group of 7 to 10 years and attendance at the training workshop. Data collection was performed in three moments: before and after the teacher’s training workshop to use the serial album; by the judges’ analysis of videos made during the application by each teacher of the serial album with schoolchildren and in meeting with the teachers for evaluations’ feedback of its performance. Data analysis was through the attribute system, with four parameters: efficacy, false positive rate, false negative rate and trend. Participants were aged between 30 and 58 years, with a mean age of 39 years, most of them were female, with a training time of 0 to 5 years and 11 to 15 years. There was a prevalence of specialist teachers (62.5%) and a master. In the evaluation of reaction to the training, the items: Evaluation regarding to the subject, Evaluation of the facilitator regarding to the use of support material, Maintenance of a friendly and caring attitude as well as Clarity in the information granted were considered excellent by all teachers. The Facility, Timeline, Facilitator set objectives, Communication of the facilitator with the group, even though they were evaluated by the majority as excellent, received other evaluations (very good and good). In the evaluation of learning, it was observed that the majority of the participants had an acceptable level of knowledge of the subject even before the training, but the number of teachers at this level increased after the training, suggesting a general increase in knowledge and reflecting a positive evaluation of learning. In the evaluation of the overall performance of the teachers by the figure of the album, only the cover’s presentation obtained income below expectations. In the presentations of the scripts, most of the participants obtained a performance evaluation within the expected. It was concluded that the training made possible the qualification of the participating teachers to obtain good performance in the application of the serial album, providing knowledge to use the educational material with the school audience. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37251 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_lmcavalcante.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.