Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37223
Tipo: TCC
Título: O ensino-aprendizagem das provas de arremesso/lançamentos do atletismo na escola com a utilização de materiais alternativos
Autor(es): Adrião Filho, Alexandre da Silva
Orientador: Silva, Eduardo V. M. Silva
Palavras-chave: Arremesso/lançamento;Atletismo;Materiais alternativos
Data do documento: 2018
Citação: ADRIÃO FILHO, Alexandre da Silva. O ensino-aprendizagem das provas de arremesso/lançamentos do atletismo na escola com a utilização de materiais alternativos. 2018. 42 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Este trabalho aborda o ensino-aprendizagem do arremesso/lançamentos do atletismo, com a utilização de materiais alternativos para possibilitar e oportunizar os alunos com a prática das aulas dentro da escola. O objetivo da pesquisa foi relatar o desenvolvimento de um projeto de ensino das provas de arremesso/lançamentos do Atletismo com a utilização de materiais alternativos em uma escola da cidade de Fortaleza. Assim, para que o objetivo fosse alcançado, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando o método do relato reflexivo, que consiste em fazer parte do meio, com isso, tendo um teor autobiográfico, relatando a vivencia do pesquisador, conseguindo ficar mais imerso no campo da pesquisa. A pesquisa, também, utiliza a natureza quantitativa que pode ser representada por gráficos e números que corroboram com o resultado da pesquisa. A pesquisa foi realizada com uma turma do 9º ano de uma escola da regional III de Fortaleza, sendo realizado um diário de campo para o acompanhamento das aulas e após o termino todas as intervenções do projeto, foi realizado um questionário com os alunos para colher suas impressões. Os resultados da pesquisa mostram que eles acham importantes as aulas de atletismo na escola, que a ideia da utilização de materiais alternativos é bastante interessante, tanto para poderem ter a prática da aula, quanto para a preservação do meio ambiente. E por fim, pode ser analisada a carência dos alunos com aulas de outras modalidades, que fujam da “mesmice” e monotonia que eles relatam no estudo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37223
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_asadriaofilho.pdf401,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.