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Tipo: TCC
Título: Análise do estresse ocupacional em estagiários do curso de administração do estado do Ceará
Autor(es): Alcantara, Marilia Nepomuceno
Orientador: Machado, Diego de Queiroz
Palavras-chave: Estresse;Estagiários;Coping;Bem-estar;Inventário de sintomas de estresse de Lipp
Data do documento: 2018
Citação: ALCANTARA, M. N. Análise do estresse ocupacional em estagiários do curso de administração do estado do Ceará. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2018.
Resumo: O presente estudo tem como foco os estagiários de Administração do Estado do Ceará, com o objetivo de identificar as estratégias de coping ocupacional, mensurar o bem-estar no ambiente ocupacional, bem como a análise do nível de estresse encontrado nestes estudantes. Neste contexto, pode-se perceber que os mesmos são expostos a diversos ambientes organizacionais que acarretem situações estressantes. Para a realização destas análises, foi aplicada uma pesquisa de cunho quantitativa, com aplicação de um questionário contendo uma adaptação da Escala de Coping Ocupacional- ECO, da Escala de bem-estar no trabalho- EBET e do Inventario de Sintomas de Stress de Lipp- ISSL. Identificou-se como estratégia de coping mais utilizada a de controle, dentre as dimensões do bem-estar a de maior nível foi a realização e entre as fases do estresse a que obteve o maior número de estagiários enquadrados foi a de resistência. Em síntese, percebeu-se a aplicabilidade das escalas na amostra de 107 estagiários de Administração, bem como a interpretação das mesmas, conclui-se que o estresse traz consequências tanto físicas como psíquicas para a vida dos indivíduos, influenciando na percepção de bem-estar dentro das organizações, desenvolve- se o potencial, e avança-se no alcance das metas de vida. Para tal, lida- se usando principalmente estratégias de controle do estresse, no cotidiano das organizações.
Abstract: The present study focuses on the trainees of Administration of the State of Ceará, with the objective of identifying the strategies of occupational coping, measuring well-being in the occupational environment, as well as the analysis of the level of stress found in these students. In this context, it can be seen that they are exposed to different organizational environments that lead to stressful situations. In order to carry out these analyzes, a quantitative research was applied, with the application of a questionnaire containing an adaptation of the Occupational Coping Scale - ECO, the Occupational Welfare Scale - EBET and the Stress Symptom Inventory of Lipp- ISSL. It was identified as coping strategy most used to control, among the dimensions of well-being the highest level was the realization and among the phases of stress that obtained the highest number of trainees framed was that of resistance. In summary, the applicability of the scales in the sample of 107 trainees of Administration, as well as their interpretation, was concluded that the stress brings both physical and psychic consequences to the life of the individuals, influencing the perception of well-being within organizations, the potential is developed, and progress is made towards reaching life goals. For this purpose, it is used mainly in stress management strategies, in the daily life of organizations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37221
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