Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Eleni Henrique-
dc.contributor.authorMaia, Adrielle Kessya De Sousa-
dc.date.accessioned2018-11-12T12:55:48Z-
dc.date.available2018-11-12T12:55:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMAIA, Adrielle Kessya de Sousa. A relação entre significados da educação física escolar e motivação: um estudo com estudantes de ensino médio em Fortaleza, CE. 2018. 95 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37199-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectSignificadopt_BR
dc.titleA relação entre significados da educação física escolar e motivação: um estudo com estudantes de ensino médio em Fortaleza, CEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa começou a ser problematizada com as inquietações durante a realização do Estágio Supervisionado no Ensino Médio em uma escola de ensino médio em tempo integral de Fortaleza/CE, em que se notava a baixa motivação dos estudantes em participar das aulas de educação física e contraponto ao alto índice de adesão aos projetos de esportes ofertados na escola. O trabalho teve como objetivo geral, compreender os significados da Educação Física Escolar para os alunos do ensino médio e como eles influenciam na motivação destes para participarem das aulas e como objetivos específicos, identificar significados da educação física escolar para alunos do ensino médio; analisar fatores que influenciam na motivação dos estudantes para participarem das aulas e analisar influencia do significado da educação física na motivação dos alunos participantes da pesquisa. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva. O tipo de abordagem de pesquisa foi o estudo de caso. A pesquisa foi realizada com 79 estudantes das 1º, 2º e 3º séries do ensino médio de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, na cidade de Fortaleza/CE, utilizando um questionário desenvolvido pela pesquisadora. A análise de dados foi feita com base na tabulação, categorização e interpretação dos dados e análise semiótica de imagens paradas. Os achados desta pesquisa indicam que os estudantes gostam de praticar atividades físicas, relatando em suas respostas estarem intrinsecamente motivados para isso, contraditoriamente atribuem uma relevância maior a estímulos externos, como os benefícios à saúde para participar das aulas de educação física. E que o significado da educação física para os estudantes é a prática de esportes como um meio de obter uma vida mais saudável e que este significado influencia diretamente na motivação dos estudantes em relação à participação nas aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_aksmaia.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.