Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37188
Tipo: TCC
Título : Bullying em aulas de educação física: um estudo com alunos do 9º ano de uma escola da rede pública estadual de fortaleza
Autor : Sousa, Rafael Lima Bandeira
Tutor: Silva, Eduardo V. M. Silva
Palabras clave : Bullying;Educação Física;Agressão;Participação
Fecha de publicación : 2017
Citación : SOUSA, Rafael Lima Bandeira. Bullying em aulas de educação física: um estudo com alunos do 9º ano de uma escola da rede pública estadual de fortaleza. 2017. 53 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: Sabe-se que a prática de bullying está cada vez mais difundida e tem alcançado dimensões preocupantes nas instituições de ensino. Por serem prioritariamente práticas as aulas de Educação Física podem funcionar como estopim para essa prática violenta. O presente trabalho busca identificar a presença do bullying em aulas de Educação Física em uma escola da rede pública estadual de Fortaleza, levantando hipóteses para possíveis causas de ocorrência de atitudes agressivas entre estudantes e investigando a participação nas aulas por parte dos indivíduos envolvidos em tais práticas. Foi realizado um estudo transversal do tipo corte quantitativo-qualitativo por meio da aplicação de um questionário, com observação direta extensiva, em numa amostra de 21 estudantes de uma escola pública estadual matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontam que a maior parte dos alunos que presenciaram violência estavam envolvidos em algum caso de bullying. Notou-se, também que alunos agressores participam mais das aulas de Educação Física que alunos vítimas. As formas de Bullying com maior ocorrência em aulas de Educação Física foram brincadeiras que remetiam ao tipo físico diferente e à escassez de habilidades. Finalmente se confirmou que o bullying está fortemente presente em aulas de Educação Física e que está realidade merece ser mais investigada e tratada pedagogicamente pelos professores.
Abstract: The bullying praxis is each more spread and it has reached concerning dimensions at the teaching institutions. Lessons of sport science are, mostly, with too much praxis, so they can work as a point to this violent behavior. This study aims to identify the presence of bullying in the lessons of sport science in a public school from Fortaleza, raising hypothesis to possible causes of aggressive behaviors between students, also investigating the participation on the lessons by the ones involved on that bullying praxis. It is a cross-sectional qualitative-quantitative study through a questionnaire with direct extensive observation made in a sample of 21 students from a public state school with average of 14,6 years. The obtained results show that most of the students that witnessed violence were involved in some case of bullying. It has also shown that the aggressors students have participated on the sport science classes more than the victim students. The games that favors the physical instead skills received a highlight to the occurrence of bullying. Finally, it has confirmed that bullying is strongly present in the lessons of sport science and it needs to be given continuity in the referring studies on this process.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37188
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_rlbsousa.pdf838,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.