Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37174
Tipo: TCC
Título: Análise comparativa e propositiva de diretrizes de um sistema de gestão da qualidade para institutos brasileiros de ensino superior
Autor(es): Ramos, Milena Maria Ribas
Orientador: Albertin, Marcos Ronaldo
Coorientador: Aragão Junior, Dmontier Pinheiro
Palavras-chave: Sistemas de Gestão da Qualidade;Instituições de Ensino Superior;Qualidade no Ensino
Data do documento: 2016
Citação: RAMOS, Milena Maria Ribas. Análise comparativa e propositiva de diretrizes de um sistema de gestão da qualidade para institutos brasileiros de ensino superior. 2016. 67 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: No cenário atual, a qualidade se faz necessária em qualquer organização, inclusive nas instituições de ensino superior que vêm crescendo em ritmo acelerado nas últimas décadas. Esse trabalho tem o objetivo de realizar uma análise comparativa entre modelos de sistema da qualidade que são referências no mundo para desenvolver diretrizes que sejam compatíveis com a realidade social, econômica e política das universidades brasileiras. Os modelos de referência utilizados foram: The Standards and guidelines for quality assurance in the European Higher Education Area (ESG), International Organization for Standardization (ISO) 9001 e a European Foundation for Quality Management (EFQM). Para os quais foram apresentados o funcionamento, os princípios, os critérios, o processo de reconhecimento, bem como conceitos relativos à gestão, garantia da qualidade e o modo de avaliação da qualidade no ensino do Brasil. Os dados foram obtidos a partir de pesquisas de artigos, dissertações e teses. Na análise comparativa verificaram-se as semelhanças e diferenças existentes entre os modelos, destacando suas características sob a ótica da qualidade aplicada ao ensino e em seguida apresentou-se o modo como as universidades brasileiras estão adotando a gestão da qualidade e quais às dificuldades identificadas. O resultado é uma proposta de um guia para as instituições brasileiras de ensino superior com diretrizes da qualidade baseado nos modelos referências descritos.
Abstract: Nowadays, quality is necessary in any organization, including in higher education institutions which has been expanding quickly in the last decades. The present research aims to perform a comparative analysis between the world-class reference models of quality management to develop a compatible system applied to the economic, political and social reality of Brazilian universities. The reference models are The Standards and guidelines for quality assurance in the European Higher Education Area (ESG), International Organization for Standardization (ISO) 9001 and the excellence model European Foundation for Quality Management (EFQM). Moreover, the research presented the operation, principles, criteria and acknowledgment process, as well as concepts about management, quality assurance and the method of quality assessment in Brazilian education. The data collected in the case study were from researches of articles, dissertations and thesis. Within the comparative analysis, it was verified the similarities and differences between the models, highlighting its main characteristics through a quality applied to teaching perspective. Next, the study demonstrated how Brazilian universities are adopting quality management and what are the challenges faced. In summarization, the result of the study is a proposal of a guide for Brazilian higher education institutions with quality instructions based on the reference models described.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37174
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_mmrramos.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.