Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz, Rosimeire Costa de Andrade-
dc.contributor.authorLinhares, Maria Lídia-
dc.date.accessioned2018-11-08T18:40:24Z-
dc.date.available2018-11-08T18:40:24Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLinhares, M. L., Cruz, R. C. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37085-
dc.descriptionLINHARES, Maria Lídia. As concepções das coordenadoras pedagógicas sobre a brincadeira na pré-escola do município de Morrinhos. 2012. 70f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleAs concepções das coordenadoras pedagógicas sobre a brincadeira na pré-escola do município de Morrinhospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa buscou estudar as concepções das coordenadoras sobre a brincadeira na Educação Infantil. Especificamente o objetivo foi analisar as concepções da coordenadora pedagógica da Educação Infantil sobre seu papel na brincadeira da criança. Foram também objeto de análise as concepções da coordenadora da pré-escola sobre criança, Educação Infantil e brincadeira, suas contribuições para incluir a brincadeira na rotina da pré-escola. Como referencial teórico básico foram adotadas as teorias de Vygotsky, Piaget, Wallon e os estudos de Kishimoto, no que se refere ao papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se constitui por um estudo de caso, em que foi adotado um questionário com questões abertas e fechadas como principal instrumento. O estudo foi realizado em três pré-escolas de Educação Infantil do município de Morrinhos, sendo três as coordenadoras que responderam os questionários. Os resultados encontrados revelaram que as coordenadoras consideram o brincar de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Elas apontam como uma estratégia de maior relevância dentro do contexto da pré-escola a brincadeira planejada e dirigida pelos professores utilizada com intencionalidade pedagógica. Apesar de considerarem que o brincar promove o desenvolvimento infantil, o conhecimento das coordenadoras sobre o assunto parece bastante superficial, de forma que o trabalho desenvolvido com as crianças ainda não é manifestado em sua totalidade, sendo deficiente na promoção da aprendizagem através das brincadeiras. Palavras-chave:pt_BR
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_mllinhares.pdf563,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.