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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37083
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barreto , Camila Silva | - |
dc.contributor.author | Barros, Tereza Cristina de Misquita | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-08T18:40:06Z | - |
dc.date.available | 2018-11-08T18:40:06Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Barros, T. C. M.; Barreto, C. S. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37083 | - |
dc.description | MISQUITA, Barros, Tereza Cristina de A inclusão na perspectiva de professores da educação infantil no município de Meruoca-Ce. –2012. 61f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva de professores | pt_BR |
dc.title | A inclusão na perspectiva de professores da educação infantil no município de Meruoca-Ce | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho apresenta as concepções de inclusão de algumas professoras do município de Meruoca (CE) abordando a temática da inclusão de crianças com deficiência na escola pública na visão de quatro professoras, através de uma pesquisa qualitativa que objetiva identificar as concepções de professoras quanto à inclusão de crianças com deficiência na educação infantil. Observando como essas concepções se refletem na prática a partir da análise de um questionário composto por dez questões. É apresentada em forma de tabelas e gráficos. Especificamente objetiva apresentar a percepção da inclusão de crianças com deficiência nas salas de educação infantil pesquisadas. Este trabalho contou com 3 eixos teóricos, a saber: 1 - A inclusão na visão dos educadores; 2 – Concepções de Infância e 3 – Direitos das Crianças na Sociedade. A análise da perspectiva dessas professoras sobre a inclusão de crianças com deficiência nas salas de educação infantil buscou auxiliar as políticas de inclusão do município de Meruoca nessa área, chamando a atenção das autoridades educacionais para a problemática da inclusão de crianças com deficiência nas salas de educação infantil. Os resultados evidenciam que as professoras que trabalham na educação infantil do município de Meruoca ainda não se sentem preparadas para receberem crianças com deficiências em seu cotidiano pedagógico. A inclusão de crianças com deficiência na escola pública do município ainda está longe de possuir a estrutura adequada, tanto física quanto pedagógica, sendo alvo de preocupação dos docentes e do poder público. Na prática, as concepções de inclusão destas professoras se refletem no esforço de receberem as crianças com deficiência no cotidiano escolar. A ausência de formação e o conhecimento no trato com as diferentes deficiências são fatores de extrema angústia das professoras, fato este que é apresentado pelas mesmas como principal entrave da inclusão de qualidade na escola pública. Outro fator excludente apresentado nos questionários é a ausência de estrutura física adequada nas salas de educação infantil para que se possa receber dignamente não só as crianças com deficiência, mas todas as crianças da educação infantil do município. O produto deste trabalho será apresentado em forma de um fórum, que terá como tema a inclusão no município de Meruoca. Nele, a apresentação da análise realizada por esta pesquisa será amplamente divulgada e poderá ser alvo de estudos posteriores para a comunidade escolar, servindo para que a mesma possa planejar-se para anos futuros, melhorando a visão da temática da inclusão, corrigindo erros e acrescentando ações na prática das escolas públicas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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