Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz , Rosimeire Costa de Andrade-
dc.contributor.authorSantos, Maria Rosiana dos-
dc.date.accessioned2018-11-08T18:38:33Z-
dc.date.available2018-11-08T18:38:33Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSantos., M. R.; Cruz, R. C. A. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37072-
dc.descriptionSANTOS, Maria Rosiana dos. O planejamento na educação infantil na perspectiva das professoras de pré-escola. 2013. 47f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.titleO planejamento na educação infantil na perspectiva das professoras de pré-escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa trata do planejamento na educação infantil. Seu objetivo é analisar o papel do planejamento na perspectiva de professoras da pré-escola no município de Sobral/CE. A investigação se apoiou, principalmente, nas contribuições teóricas de Ostetto, Leal e Corsino. A pesquisa é de natureza qualitativa. Foi realizada em duas instituições de educação infantil denominadas de “Creche” e “Centro de Educação Infantil”. A coleta de dados se deu com a utilização de um questionário, aplicado com cinco professoras. Os resultados encontrados revelaram que todas as professoras realizam o planejamento e o fazem em conjunto com as demais professoras do mesmo nível e da mesma instituição. As professoras consideram importante planejar, pois direcionam as ações pedagógicas e é possível afirmar que as professoras priorizam a proposta pedagógica da instituição e consideram o planejamento como um norte para sua prática e direcionamento de suas ações. Na perspectiva das professoras, o planejamento parece se restringir ao preenchimento do “plano”, sem levar em consideração a avaliação do trabalho realizado pelas professoras e sugestões de possíveis mudanças na melhoria da qualidade do planejamento. A partir das análises dos dados, evidenciou que a pesquisa aponta a necessidade de mudança na forma de realização e execução do planejamento, uma vez que deve direcionar a prática das professoras no seu dia-a-dia e possibilitar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido com as crianças. Palavras-chave:pt_BR
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_mrsantos.pdf556,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.