Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37072
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cruz , Rosimeire Costa de Andrade | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria Rosiana dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-08T18:38:33Z | - |
dc.date.available | 2018-11-08T18:38:33Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Santos., M. R.; Cruz, R. C. A. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37072 | - |
dc.description | SANTOS, Maria Rosiana dos. O planejamento na educação infantil na perspectiva das professoras de pré-escola. 2013. 47f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2013. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.title | O planejamento na educação infantil na perspectiva das professoras de pré-escola | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa trata do planejamento na educação infantil. Seu objetivo é analisar o papel do planejamento na perspectiva de professoras da pré-escola no município de Sobral/CE. A investigação se apoiou, principalmente, nas contribuições teóricas de Ostetto, Leal e Corsino. A pesquisa é de natureza qualitativa. Foi realizada em duas instituições de educação infantil denominadas de “Creche” e “Centro de Educação Infantil”. A coleta de dados se deu com a utilização de um questionário, aplicado com cinco professoras. Os resultados encontrados revelaram que todas as professoras realizam o planejamento e o fazem em conjunto com as demais professoras do mesmo nível e da mesma instituição. As professoras consideram importante planejar, pois direcionam as ações pedagógicas e é possível afirmar que as professoras priorizam a proposta pedagógica da instituição e consideram o planejamento como um norte para sua prática e direcionamento de suas ações. Na perspectiva das professoras, o planejamento parece se restringir ao preenchimento do “plano”, sem levar em consideração a avaliação do trabalho realizado pelas professoras e sugestões de possíveis mudanças na melhoria da qualidade do planejamento. A partir das análises dos dados, evidenciou que a pesquisa aponta a necessidade de mudança na forma de realização e execução do planejamento, uma vez que deve direcionar a prática das professoras no seu dia-a-dia e possibilitar uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido com as crianças. Palavras-chave: | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_mrsantos.pdf | 556,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.