Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37061
Tipo: | TCC |
Título: | Processo de adaptação cultural de estudantes em situação de mobilidade acadêmica internacional: um estudo de caso na Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Autor(es): | Reis, Amanda Régia dos Santos |
Orientador: | Moreira, Márcia Zabdiele |
Palavras-chave: | Estudantes Estrangeiros;Mobilidade Acadêmica Internacional;Adaptação Cultural |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | REIS, Amanda Régia dos Santos. Processo de adaptação cultural de estudantes em situação de mobilidade acadêmica internacional: um estudo de caso na Universidade Federal do Ceará (UFC). 2017. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | Com o passar do tempo as pessoas vêm demonstrando cada vez mais interesse em conhecer novas culturas, aprender novos idiomas e adquirir conhecimento oriundo das mais diversas Instituições de Ensino; e nos dias atuais com o advento da tecnologia e globalização nota-se que é crescente o número de indivíduos que buscam por meio da mobilidade acadêmica internacional usufruir de um ensino superior de qualidade e capacitar-se profissionalmente. Nesse sentido, faz-se necessário compreender como se dá o processo de adaptação desses indivíduos quando da sua locomoção para um país estrangeiro tendo por finalidade realizar um intercâmbio acadêmico, uma vez que uma experiência de intercâmbio mal sucedida acarreta em prejuízos tanto para o estudante quando para as Instituições de Ensino envolvidas. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo geral analisar o processo de adaptação cultural de estudantes estrangeiros em situação de mobilidade acadêmica internacional na Universidade Federal do Ceará. Para isso, entretanto, foi necessário inicialmente fazer um estudo bibliográfico acerca do assunto a fim de dar um embasamento teórico à pesquisa e posteriormente foram realizadas entrevistas de caráter semiestruturadas junto a oito indivíduos, sendo estes alunos estrangeiros que se encontram atualmente realizando intercâmbio acadêmico na Universidade Federal do Ceará e ex-alunos, que anteriormente participaram de programas de mobilidade acadêmica internacional alocados na Universidade Federal do Ceará, tendo, porém já finalizado os seus estudos na universidade e regressado aos seus países de origem. Os resultados obtidos revelam que as principais dificuldades inerentes ao processo de adaptação não são decorrentes, de fato, das diferenças culturais entre o Brasil e o país de origem desses estudantes, mas sim de outros fatores que se tratados antecipadamente pelos Órgãos competentes da Universidade podem tornar a experiência do intercâmbio bem mais proveitosa para estes alunos. Com isto pôde-se concluir que a Instituição de Ensino Superior detém um papel muito importante no processo de adaptação de seus estudantes estrangeiros, uma vez que é inicialmente a responsável por recepcioná-los, orientá-los e auxiliá-los no processo de inclusão ao ambiente acadêmico e social do país no qual estes indivíduos estão se inserindo. |
Abstract: | Over time people have been showing an increasing interest in learning about new cultures, learning new languages and gaining knowledge from the most diverse teaching institutions; and in the present day with the advent of technology and globalization it is noted that the number of individuals who seek through international academic mobility to enjoy quality higher education and to qualify professionally is increasing. In this sense, it is necessary to understand how the process of adaptation of these individuals occurs when they move to a foreign country for the purpose of carrying out an academic exchange, since an unsuccessful exchange experience causes losses both for the student when for the Teaching Institutions involved. Thus, the present research has as general objective to analyze the process of cultural adaptation of foreign students in a situation of international academic mobility at the Federal University of Ceará. To achieve this objective, however, it was necessary initially to make a bibliographic study about the subject in order to give a theoretical basis to the research, and posteriorly semistructured interviews were carried out with eight individuals, being these foreign students who are currently participating in an academic exchange at the Federal University of Ceará and former students who have previously participated in the same experience of international academic mobility at the Federal University of Ceará, but have already finished their studies and returned to their countries of origin. The results show that the main difficulties inherent to the adaptation process are not due to the cultural differences between Brazil and the country of origin of these students, but rather to other factors and if they were treated in advance by the competent Organs of the University, the experience of academic exchange would be more beneficial to these students. Thus, it was possible to conclude that the Institution of Higher Education holds a very important role in the process of adaptation of its foreign students, since it is initially responsible for receiving them, guiding them and assisting them in the process of inclusion to the environment academic and social context of the country in which these individuals are entering. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37061 |
Aparece nas coleções: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_arsreis.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.