Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36935
Type: TCC
Title: Caracterização das motivações do consumo colaborativo: uma análise de determinantes para as práticas de consumo na plataforma Airbnb
Authors: Paiva, Nícolas Marques Fernandes
Advisor: Coelho, Pedro Felipe da Costa
Keywords: Sustentável;Consumo Colaborativo;Determinantes
Issue Date: 2017
Citation: PAIVA, Nicolas Marques Fernandes. Caracterização das motivações do consumo colaborativo: uma análise de determinantes para as práticas de consumo na plataforma Airbnb. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: A dinâmica de consumo desenfreado pode ser caracterizada como uma prática insustentável, acarretando danos irreparáveis para o meio ambiente, principalmente em relação ao uso indevido de recursos naturais. Uma barreira para o progresso dessa cultura é o desenvolvimento de uma maior consciência ambiental por parte dos indivíduos, provocando alterações no comportamento de consumo por meio de práticas mais sustentáveis. Neste cenário, o Consumo Colaborativo surge com uma alternativa, tendo como premissa que o acesso a um determinado bem é mais relevante do que sua posse. Logo, o presente estudo tem como principal objetivo identificar quais são os principais determinantes do Consumo Colaborativo. Para isso realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa e de campo, junto a uma amostra de usuários da plataforma de compartilhamento de hospedagens Airbnb. Oito determinantes foram selecionados na literatura e explorados no instrumento de coleta de dados, por meio de 25 variáveis. A análise dos resultados foi realizada por dois processos distintos: (1) análise descritiva, onde foi possível identificar os determinantes “Internet”, “Confiança”, “Benefícios Econômicos” e “Qualidade” como aqueles mais relevantes para as práticas desse tipo de consumo; (2) Análise Fatorial Exploratória, que agrupou as variáveis em 3 novos componentes, designando o Fator 2 como o mais relevante para as práticas do Consumo Colaborativo de hospedagens. Palavras-
Abstract: The dynamics of unstoppable consumption can be characterized as an unsustainable practice, causing irreparable damage to the environment, especially related to the misuse of natural resources. A barrier to the progress of this culture is the development of greater environmental awareness by the consumer, causing changes in consumption behavior through more sustainable practices. In this scenario, the Collaborative Consumption arises with an alternative, with the premise that access to a certain good is more relevant than its possession. Therefore, the main objective of this study is to identify which are the main determinants of Collaborative Consumption. To achieve this, a quantitative and a field research, along with a sample of Airbnb (hosting sharing platform) users’ were produced. Eight determinants were selected and through 25 variables were explored in data collection instrument. The results’ investigation were carried out by two distinct processes: (1) Descriptive Analysis, which it was possible to identify "Internet", "Confidence", "Economic Benefits" and "Quality" as the most relevant determinants to this type of consumption; (2) Exploratory Factor Analysis, which grouped the variables, constituent of the determinants, into 3 new components, designating the Factor 2 as the most relevant to the practices of accommodation sharing.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36935
Appears in Collections:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_nmfpaiva.pdf816,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.