Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36904
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leopoldino, Cláudio Bezerra | - |
dc.contributor.author | Almeida, Francisco Milson da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T17:14:25Z | - |
dc.date.available | 2018-11-06T17:14:25Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, F. M. da S. Fatores motivacionais que influenciam na satisfação dos docentes de uma escola pública municipal de Fortaleza. 2017. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36904 | - |
dc.description.abstract | Esta investigación tuvo como objetivo general evaluar los factores organizacionales que influencian en la motivación de los docentes de la escuela pública del Ayuntamiento de Fortaleza, Ceará (CE). Se buscó para tanto evaluar el grado de motivación entre los docentes, identificando qué factores se asociaban a su desmotivación. Se trató, por lo tanto, de un estudio de carácter descriptivo y de naturaleza cuantitativa. El referencial teórico del presente trabajo, entre muchas teorías motivacionales existentes, se preocupó por la teoría de las necesidades, desarrollada por Maslow, teoría de los dos factores, de Herzberg, teoría de la expectativa, de Vitor Vroom y teoría de la equidad, desarrollada por John Stacey. El instrumental de investigación fue un cuestionario compuesto por cuestiones cerradas, medidas en una escala de cinco puntos, aplicado individualmente para cada docente. El cuestionario se compone de tres partes: perfil del docente, factores motivacionales y factores higiénicos, a la luz de la teoría de los dos factores de Herzberg. En relación a los resultados obtenidos por medio de la investigación, se identificó el perfil del servidor docente y los factores que cuentan con mayores niveles de satisfacción y cuales con los menores niveles de satisfacción. Para los factores con niveles inferiores de satisfacción fueron propuestas intervenciones, también a la luz de la teoría de los dos factores de Herzberg, a fin de contribuir al desarrollo de la satisfacción de esos funcionarios públicos docentes. Las acciones propuestas en la verdad buscan despertar el interés y la responsabilidad del docente, a partir de intervenciones que Herzberg llamó enriquecimiento del trabajo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Fatores motivacionais | pt_BR |
dc.subject | Serviço público | pt_BR |
dc.title | Fatores motivacionais que influenciam na satisfação dos docentes de uma escola pública municipal de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa teve como objetivo geral avaliar os fatores motivacionais que influenciam na motivação dos docentes de uma escola pública municipal da Prefeitura de Fortaleza, Ceará (CE). Buscou para tanto avaliar o grau de motivação entre os docentes, identificando quais fatores associavam-se à sua desmotivação. Tratou-se, portanto, de um estudo de caráter descritivo e de natureza quantitativa. O referencial teórico do presente trabalho, dentre muitas teorias motivacionais existentes, preocupou-se com a teoria das necessidades, desenvolvida por Maslow, teoria dos dois fatores, de Herzberg, teoria da expetativa, de Vitor Vroom e teoria da equidade, desenvolvida por John Stacey. O instrumental de pesquisa foi um questionário composto por questões fechadas, medidas em uma escala de cinco pontos, aplicado individualmente para cada docente. O questionário era composto de três partes: perfil do docente, fatores motivacionais e fatores higiênicos, à luz da teoria dos dois fatores de Herzberg. Em relação aos resultados obtidos por meio da pesquisa, foi identificado o perfil do servidor docente e os fatores que contam com maiores níveis de satisfação e quais contam com os menores níveis de satisfação. Para os fatores com níveis inferiores de satisfação foram propostas intervenções, também à luz da teoria dos dois fatores de Herzberg, a fim de se contribuir para o desenvolvimento da satisfação desses servidores públicos docentes. As ações proposta na verdade buscam despertar o interesse e a responsabilidade do docente, a partir de intervenções que Herzberg chamou de enriquecimento do trabalho. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_fmsalmeida.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.