Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Angela Terezinha de-
dc.contributor.authorSousa, Francisco das Chagas de Loiola-
dc.date.accessioned2018-11-06T16:10:11Z-
dc.date.available2018-11-06T16:10:11Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationSouza, F. C. L.; Souza, A. T. (2002)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36901-
dc.descriptionSOUSA, Francisco das Chagas de Loiola. A trajetória de uma profissão: da "casa da professora" à "escola urbanizada". 2002. 157f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2002.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaberes profissionaispt_BR
dc.subjectTrabalho de campopt_BR
dc.subjectPolítica da Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Público Brasileiropt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectEntrevistapt_BR
dc.titleA trajetória de uma profissão: da "casa da professora" à "escola urbanizada"pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA investigação visou reconstruir e analisar trajetórias de trabalho no magistério público rural nas décadas de 80 e 90 no Estado do Ceará, período de universalização das oportunidades educacionais para a população com idades entre sete e quatorze anos cursando o Ensino Fundamental. Neste sentido, a pesquisa se propôs averiguar os processos de profissionalização do trabalho docente em curso nos últimos vinte anos. Constatou-se que os percursos através dos quais os(as) docentes têm construído a "carreira de professora" no serviço público são (re)estruturados com a construção de escolas pelo poder público municipal, com a realização de concurso público para ingressar ou permanecer no magistério, com o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF), com a formação pedagógica docente em grau médio e superior e com a aprovação do Plano de Carreira e Remuneração dos(as) Professores(as). Em relação à categoria docente, percebe-se que as políticas nacionais de valorização do magistério visam padronizar um perfil de professor(a) para o País sem observar a desigual distribuição dos serviços educativos nas regiões brasileiras e, sobretudo, entre o meio rural e urbano. Para as professoras investigadas, construir uma carreira num sistema de ensino que funciona precariamente na zona rural e tentar atingir aquele perfil de docente tem sido um desafio, uma vez que as reais condições de concretização dessas políticas dificultam o investimento na profissionalização e, conseqüentemente, a afirmação social como professora.pt_BR
dc.description.abstract-frL'investigation a eu comme but de reconstruire et analyser les trajectoire de travail au magístêre public rural pendant les décennies de 80 et 90 à Ia province du Ceará, periode de I'universalisation des oportunités éducationelles pour Ia population à I'âge de sept à quatorze ans suivant l'Ensino Fundamental. Dans ce sens, Ia recherche propose de vérifier les processus de Ia profissionalization du travail enseignant pendant les derniêres décennies. On a constaté que les chemins à travers lesquels les enseignants ont construit Ia "carriêre d'enseignante" au service public ont été restructurées avec Ia construction des écoles pour le pouvoir public municipal, avec Ia réalisation de concours public pour entrer ou rester au magistêre, avec le Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF), avec Ia forrnation pédagogique au niveau secondaire et supérieur et avec I'approbation du Plano de Carreira e Remuneração des enseignants. En ce qui conceme Ia catégorie des enseignants, on aperçoit que les politiques nationales de valorization de rnagistêre ont préconisée un profil d'enseignant(e) pour le pays sans observer Ia distribution inégale des services educatifs aux régions brésiliennes et, surtout, dans le milieu rural et urbain. Pour les professeurs enquêtés, construire une carriêre dans un systême d'enseignement qui fonctionne précairement dans le milieu rural et essaient d'atteindre le profil d'enseignant est un enjeu car les conditions réelle de réalisation de ces politiques rendent difficile I'investissement dans Ia professionalisation et, par conséquent, I'affirmation sociale comme enseignante.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_dis_fclsousa.pdf90,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.