Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36871
Tipo: Dissertação
Título : A geometria esférica e a distância entre dois pontos do globo na perspectiva do GeoGebra
Título en inglés: The spherical geometry and the distance between two points of the globe in the perspective of GeoGebra
Autor : Uchôa, Francisco José Santos
Tutor: Nunes, José Valter Lopes
Palabras clave : Geometria não-Euclidiana;GeoGebra;Ensino Médio;Non-Euclidean geometry;High school
Fecha de publicación : 2018
Citación : UCHÔA, Francisco José Santos. A geometria esférica e a distância entre dois pontos do globo na perspectiva do GeoGebra. 47 f. 2018 Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho caracteriza-se por um estudo exploratório e descritivo de natureza qualitativa de delineamento transversal. O período da pesquisa aconteceu no ano 2017 tendo como participantes os alunos de ensino médio de uma escola particular do município de Fortaleza. Objetivou-se promover o ensino aprendizagem a partir de conceitos sobre a geometria esférica de forma dinâmica e contextual, abordando o cálculo da distância entre dois pontos em sua superfície, dados suas coordenadas geográficas latitude e longitude sobre uma modelagem do software Geogebra. Utilizamos como fundamentação teórica diversos autores entre eles STWART 2012, HELLMEISTER 2004, BORBA 2010. Concluiu-se que a utilização do software Geogebra no ensino de Geometria esférica em particular no cálculo da distância entre dois pontos no Globo Terrestre foi satisfatório. Esperamos com esse estudo ter contribuído no processo de ensino e aprendizagem da matemática e especificamente da Geometria Esférica de forma atual e contextualizada.
Abstract: The present work is characterized by an exploratory and descriptive study of a qualitative nature of cross-sectional design. The research period was held in 2017 with the participation of high school students from a private school in the city of Fortaleza. The objective of this study was to promote the teaching of learning from concepts about spherical geometry in a dynamic and contextual way, approaching the calculation of the distance between two points on its surface, given its geographical coordinates latitude and longitude on a Geogebra software modeling. We used as theoretical foundation several authors among them STWART 2012, HELLMEISTER 2004, BORBA 2010. It was concluded that the use of Geogebra software in the teaching of spherical geometry in particular in calculating the distance between two points in the Terrestrial Globe was satisfactory. We hope that this study has contributed in the teaching and learning process of mathematics and specifically of Spherical Geometry in a current and contextualized way.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36871
Aparece en las colecciones: PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_dis_fjsuchoa.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.