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Tipo: Dissertação
Título: O efeito da modificação de ligante asfáltico com o liquido da castanha de caju (LCC) na resistência ao dano por umidade em misturas asfálticas
Título em inglês: The effect of modification of asphalt binder with liquid from cashew (LCC) in the resistance to moisture damage in asphalt mixtures
Autor(es): Ribeiro, Edeilto de Almeida
Orientador: Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Coorientador: Soares, Sandra de Aguiar
Palavras-chave: Transportes;Misturas de emulsão asfáltica;Pavimentos flexíveis
Data do documento: 2011
Citação: RIBEIRO, E. de A. O efeito da modificação de ligante asfáltico com o liquido da castanha de caju (LCC) na resistência ao dano por umidade em misturas asfálticas. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: O dano por umidade é um defeito frequente e um dos principais responsáveis pelo desgaste prematuro de pavimentos. Esta pesquisa apresenta uma avaliação do potencial do LCC como modificador de ligante asfáltico com relação à resistência ao dano por umidade em misturas asfálticas. Propriedades físico-químicas do Líquido da Castanha de Caju (LCC) mostram-se potencialmente úteis para conferir ao Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) maior adesão com os agregados. Utilizou-se um CAP convencional classificado por penetração como 50/70 e um CAP modificado com 2% de LCC caracterizados química e reologicamente. Os agregados foram caracterizados através da fluorescência de Raio-X e com relação à forma. Foram dosadas, segundo o método Superpave, diferentes misturas asfálticas contendo como ligante: CAP, CAP modificado com LCC e CAP e cal como fíler. A caracterização mecânica das misturas foi realizada através dos ensaios Lottman modificado, Módulo de Resiliência (MR) e desgaste Cântabro. Utilizou-se o Processamento Digital de Imagens (PDI) para verificar o deslocamento da película de CAP. Constatou-se que o LCC diminuiu a viscosidade e reduziu as Temperaturas de Usinagem e Compactação (TUC) do CAP. Ambas as amostras, CAP e CAP modificado com 2% de LCC, foram classificadas como PG 70-28. Os agregados foram classificados como graníticos, sub-arredondados, com baixa esfericidade e de textura lisa. Os resultados mostraram que a mistura com CAP modificado com LCC apresentou menor percentual de descolamento da película de CAP e desempenho mecânico satisfatório se comparada às outras misturas analisadas. Espera-se que o LCC possa ser utilizado como aditivo gerando misturas asfálticas menos suscetíveis à ação deletéria da água.
Abstract: Moisture damage is a frequent distress on pavements and is considered a major contributor to premature deterioration. Physicochemical properties of the Cashew Nut Shell Liquid (CNSL) showed to be potentially useful to improve the adhesion between asphalt binder and aggregates. The main objective of this study is to evaluate the potential of the CNSL modified asphalt binder to increase the hot mixture asphalt (HMA) resistance to moisture damage, and as a promoter of adhesiveness between binder and aggregates. Pure and modified asphalt binders with different CNSL contents were characterized chemically and rheologically. The aggregates were characterized by X-ray fluorescence and using Aggregate Imaging Measurement System (AIMS). HMAs with binders modified with CNSL were designed using the Superpave methodology. HMA mechanical characterization consisted of modified Lottman test, Resilient Modulus and Cantabro. Results were compared with those obtained using two different HMAs: (i) one with conventional asphalt binder and natural aggregates, and (ii) another one using 2% of lime as a filer. The stripping resistance of asphalt binders were characterized through digital image processing (DIP). The findings showed the CNSL decreased the asphalt binder viscosity. Both, the pure and the modified asphalt binder, were classified as PG 70-28. The granitic aggregates were classified as sub rounded, with low sphericity and smooth texture. The findings showed that the HMA contain binder modified with CNSL had better stripping resistance and behavior mechanical performance than other evaluated HMAs. It’s expected that the effectiveness of the CNSL can be used as an additive to prevent striping in asphalt mixtures and to provide a greater resistance to breakdown caused by water.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3681
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