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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36811
Type: | TCC |
Title: | Avaliação de impactos da implantação de um corredor de faixas exclusivas em um binário – estudo de caso: trecho da av. Dom luís |
Authors: | Gadelha, Abraham Augusto Barbosa |
Advisor: | Castro Neto, Manoel Mendonça de |
Keywords: | Transporte coletivo;Condições de tráfego;Avaliação;Mobilidade;Microssimuladores;Modelos microscópicos |
Issue Date: | 2014 |
Citation: | GADELHA, A. A. B. (2014) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os efeitos indesejáveis das atuais condições de operação do trafégo e a necessidade de planejamento das grandes cidades com a limitação dos recursos envolvidos tornam importante a procura por meios para se aperfeiçoar a utilização dos elementos disponíveis. A Implantação de medidas que beneficie a qualidade de operação do sistema de transporte e contemplem o maior número de usuários torna importante o beneficiamento do transporte coletivo como modo principal. A existência de meios para maior avaliação, embora com maior complexidade envolvida torna-se um relevante ferramental para o engenheiro de transportes. Os tradicionais manuais trazem uma série de conceitos e metodologias que pouco ajudam a observar diferentes aspectos a respeito das características de alguns impactos referentes a essas medidas. A Evolução computacional, a existência de modelos microscópicos teóricos e a disponibilização de pacotes de microssimuladores capazes de representar várias das variáveis envolvidas em alto grau de detalhamento, além da grande quantidade de replicações e grande quantidade de cenários possíveis, torna o uso da microssimulação como um interessante instrumento de avaliação com maior nível de compreensão dos efeitos sobre essas medidas. Neste trabalho foi conduzida uma avaliação da resposta de possíveis cenários com faixas exclusivas submetidos a variações de demandas combinadas utilizando-se o microssimulador VISSIM. Coletaram-se dados por meio da literatura e em campo para a representação do trecho da Avenida Dom Luís, considerando-se algumas premissas como condições de contorno. As medidas de desempenho serviram para estabelecer um padrão de comportamento e tentar explicar os impactos que podem ser característicos dos diferentes cenários. No caso para a faixa preferencial se observou uma maior diferença na velocidade dos ônibus em relação aos carros e constatou-se uma ligeira redução de volume com um padrão de filas mais elevado em relação ao cenário com faixa BRS, o que pode ser associado a uma dificuldade dada de conversão à direita e refletir na capacidade de escoamento da via. O BRS pode ser associado a uma maneira de se aumentar a quantidade de ônibus atendidos sem aumentar o tamanho de baías, desconcentrando o número de paradas, reduzindo, assim, o tempo em espera por atendimento; a fila dos ônibus e a recorrência na necessidade por mudança de faixas para ultrapassagem atrelada. |
Abstract: | The undesirable effects of actual operational conditions of the traffic and the need for planning of large cities with its limited resources involved make it important to look for ways to improve the use of available elements. The Implementation of means that benefit the quality of operation of the transportation system and contemplate the greatest number of users becomes relevant the improvement and point the public transport as the main mode. The existence of means for further evaluation, but with greater complexity involved become an important tool for the transportation engineer. Manuals have a lot of traditional concepts and methodologies that do not contribute to observe different aspects concearning the characteristics of some impacts related to these measures. The computational evolution, the existence of theoretical microscopic models and the availability of microscopic packages capable of represent several of the variables involved in a high degree of detail, plus the large amount of replication and great amount of possible scenarios, makes microssimulation an important assessment tool with better level of the effects understanding under theses measures. In this work, it was accomplished an evaluation of the reaction of some scenarios with some exclusive lane submittted under certain distinct kinds of demand using the microscopic simulator VISSIM. It was collected data some from the literacture and some in the field for the representation of Dom Luís’ Avenue, determinig some restriction to the work made as boundary conditions. The measures of performance were useful for establishing some pattern in the results and as an attempt to explain the impacts that may be typical from the distinct scenarios. In the exclusive bus lane case, it was observed higher value over the bus speed compare to cars and a non-signifcant difference over volume with a higher standard of queues related to BRS scenario which can be explained as a increasing difficult in the right side conversion which might be reflected in the results of the ability of withdraw traffic. The BRS can be associated as a way of increase the number of bus attended by a bus stop without increase the space on the board destinated for them while deconcentrating the number of stops, reducing the time awaiting for service, bus queues and the need for lane change for undertaking indexed. |
Description: | GADELHA, Abraham Augusto Barbosa. Avaliação de impactos da implantação de um corredor de faixas exclusivas em um binário – estudo de caso: trecho da Av. Dom Luís. 2014. 76 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36811 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA CIVIL - Monografias |
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