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Tipo: Dissertação
Título: A construção do projeto político-pedagógico: uma abordagem colaborativa
Autor(es): Lacerda, Cecília Rosa
Orientador: Therrien, Jacques
Palavras-chave: Projeto político-pedagógico;Profissional do design;Profissional da educação;Professor
Data do documento: 2003
Citação: Lacerda, C. R.; Therrien, J. (2003)
Resumo: Esta dissertação tem por base uma investigação sobre o processo de construção do Projeto Político-Pedagógico em relação aos componentes da formação continuada como elemento que intervêm nas práticas reflexivas. Os sujeitos do estudo foram os professores da Educação Básica em de Escola Pública no Município de Aquiraz, região metropolitana de Fortaleza. A pesquisa buscou analisar os implicativos da trajetória de elaboração do projeto político pedagógico no que se refere às contribuições para a efetivação de práticas reflexivas e quais significados desta construção para a formação continuada dos professores. Centrou-se, especificamente, sobre três eixos da construção do projeto: a relação do processo com a formação continuada de professores, a reflexão como ponto articulador da formação e os saberes específicos à construção. Considerou-se importante o enfoque das ações situadas que propiciaram uma reflexão na prática. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo na abordagem colaborativa no qual os professores são os sujeitos, os co-pesquisadores, os construtores do projeto pedagógico. As estratégias se definiram pelos estudos em grupo, entrevistas semi- estruturadas e oficinas. Por fim, os resultados revelaram as possibilidades e desafios para uma construção coletiva em um processo que ultrapassa as dimensões da investigação, contemplando a formação e a transformação da prática.
Résumé: Cette dissertation édudie le processus de construction du Projet Politique Pédagogique en relation aux composantes de Ia formation continue comme éléments qui interviennent dans les pratiques réflexives. Les sujets de cette édude ont été les enseignants d'une école publique d'éducation fondamentale dans Ia ville d' Aquiraz, région métropolitaine de Fortaleza (Ceará, Brésil). La recherche a porté sur l'analyse des implications de Ia trajectoire du processus de construction du Projet Poli tique Pédagogique dans ce qui réfêre ases contributions pour une pratique réflexive et sa signification pour Ia formation continue des enseignants. On s'est centré spécifiquement sur trois axes du processus de construction de ce Projet: Ia relation du processus avec Ia formation continue des enseignants, Ia réflexion comme moyen articulateur de Ia formation et les savoirs spécifique sous-jacents à cette construction. Les référentiels de I'action située ont été considérés importants en ce qu'ils ont permis une réflexions sur et dans Ia pratique. La méthodologie utilisée fut de caractêre qualitatif à partir de I' approche collaboratti ve dans laquelle les enseignants sont les sujets, les co-rechercheurs, les constructeurs du projet pédagogique. Les stratégies ont été définies au cours des études en groupe, des entretiens demi-structurés et des ateliers. Finalement, les résultats ont révélé les possibilités et défis pour une construction collective dans un processus qui surpasse les dimensions d'une investigation étroite, considérant les aspects de Ia formation e de Ia transformation de Ia pratique.
Descrição: LACERDA, Cecília Rosa. A construção do projeto político-pedagógico: uma abordagem colaborativa. 2003. 103f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2003.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36806
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