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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36768
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Souza, José Ribamar Furtado de | - |
dc.contributor.author | Falcão Júnior, Francisco Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-29T11:14:03Z | - |
dc.date.available | 2018-10-29T11:14:03Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FALCÃO JÚNIOR, Francisco Carlos. Educação do campo,juventude rural e inserção produtiva: o caso da formação de jovens rurais para o fortalecimento da agricultura camponesa do semiárido cearense - UFC. 2018. 180f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36768 | - |
dc.description.abstract | The present study studies the pedagogical action carried out by the Course: Training of Rural Youth for the Strengthening of Peasant Agriculture in the Semi-arid Cearense, offered by UNILAB / 2013-2014. Watching three hundred young people from the territories of Crateús, Canindé and Itapipoca. After each pedagogical action, it is imperative to know if its objectives have been reached. In this direction, the problem that the research raises is the contribution of the UNILAB Course in the professional activity of the trainees related to the productive insertion towards the improvement of life. Reference framework: qualitative research of the descriptive-explanatory type, the strategy applied will be a case study, with research conceptions and historical materialism, I worked with primary and secondary data, the research unit was the Jatobá Community of the Umbelinos in the territory of Crateús, for the mobility, articulation and concentration of subjects involved in the process and available for interviews. The documentary and bibliographical survey served to contextualize and to base the study, among the recording instruments, I emphasize the use of field diary, camera and recorder, where I used as methodological instruments: semi-structured interviews, focus group interviews, informal conversations, participatory observation and home visits, observing cultural antagonisms, I tried to understand the real through social contradictions from the perspective of the subjects themselves. The organization and selection of the data were done through the content analysis method through the units of content and context, when the categories of analysis were affirmed: contribution of the Course, productive insertion and pedagogical practice. I counted on the contributions of Freire (2011, 2014), Brandão (2006) and Ribeiro (2010) who dialogued and problematized the questions and concerns raised, helping in the elaboration and processes studied within the conceptual categories: rural education, rural youth and productive insertion. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação no Campo | pt_BR |
dc.subject | Juventude rural | pt_BR |
dc.subject | Inserção produtiva | pt_BR |
dc.title | Educação do campo, juventude rural e inserção produtiva: o caso da formação de jovens rurais para o fortalecimento da agricultura camponesa do semiárido cearense | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa estuda a ação pedagógica executada pelo Curso: Formação de Jovens Rurais para o Fortalecimento da Agricultura Camponesa do Semiárido Cearense, ofertado pela UNILAB/2013-2014. Assistindo trezentos jovens dos territórios de Crateús, Canindé e Itapipoca. Após cada ação pedagógica é imprescindível saber se seus objetivos foram atingidos, nessa direção, o problema que a pesquisa levanta é a contribuição do Curso da UNILAB na atividade profissional dos/as cursistas relacionada à inserção produtiva no sentido da melhoria de vida. Quadro de referência: pesquisa qualitativa do tipo descritivo-explicativo, a estratégia aplicada foi um estudo de caso, com concepções da pesquisa-ação e do materialismo histórico, trabalhamos com dados primários e secundários, a unidade de pesquisa foi a Comunidade Jatobá dos Umbelinos no território de Crateús, pela mobilidade, articulação e a concentração de sujeitos envolvidos no processo e disponíveis para as entrevistas. O levantamento documental e bibliográfico serviu para contextualizar e fundamentar o estudo, dentre os instrumentos de registro, ressaltamos o uso de diário de campo, máquina fotográfico e gravador, utilizados como instrumentos metodológicos: entrevistas semiestruturadas, entrevistas do tipo grupo focal, conversas informais, observação participativa e visitas domiciliares, observando antagonismos culturais, compreendendo o real através das contradições sociais pela perspectiva dos próprios sujeitos. A organização e seleção dos dados se deram através do método de análise de conteúdo por meio das unidades de conteúdo e contexto, quando se afirmaram às categorias de análises: contribuição do Curso, inserção produtiva e prática pedagógica. Contamos com as contribuições de Freire (2011, 2014), Brandão (2006) e Ribeiro (2010) que dialogam e problematizam às questões e inquietações levantadas, ajudando na elaboração e nos processos estudados dentro das categorias conceituais: educação do campo, juventude rural e inserção produtiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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