Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36709
Tipo: Artigo de Evento
Título: O uso da tecnologia da informação e comunicação na educação superior: o caso do portal docente do sistema de gestão acadêmica da UFC
Título em inglês: The use of communication and information technology in higher education: the case of the teacher portal of the academic management system of UFC
Autor(es): Souza, Maria Naires Alves de
Monteiro, André Jalles
Palavras-chave: Tecnologia Educacional;Tecnologia da Informação e Comunicação;Sistema Integrado de Gestão Acadêmica;Portal Docente
Data do documento: 2015
Citação: SOUZA, M. N. A.; MONTEIRO, A. J. O uso da tecnologia da informação e comunicação na educação superior: o caso do portal docente do sistema de gestão acadêmica da UFC. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E GESTÃO DE TECNOLOGIA, 12., 2015, São Paulo. Anais Eletrônicos...São Paulo: FEA/USP, 2015. Disponível em:<http://contecsi.fea.usp.br/index.php/contecsi/12CONTECSI/paper/view/2641/2293>. Acesso em: 24 out. 2018.
Resumo: Nos tempos atuais vivencia-se uma revolução da tecnologia, da comunicação e da informação. Essa revolução tem afetado a educação, as instituições de ensino superior, a prática docente, bem como seu relacionamento com os discentes. Com este estudo objetiva-se investigar o uso do Portal Docente integrante do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA pelos docentes de graduação da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva na qual os dados principais foram coletados no banco de dados da instituição. Conforme verificado, o Portal Docente detém precário uso pelos docentes de graduação da UFC, porém com crescimento gradual de uso a cada semestre letivo. Inexiste correlação significativa entre a quantidade de arquivos postados e a idade do docente. Deste modo, alguma iniciativa deverá ser implementada pela administração superior da universidade para uma efetiva ampliação da sua utilização.
Abstract: Nowadays we are living a revolution in technology, communication and information. This revolution has affected the education, the institutes of higher education, teaching practice and also his/her relationship with the students. With this study, we aim to investigate the use of Teacher Portal integrant of Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA by professor of undergraduation courses at Universidade Federal do Ceará. This is a descriptive explanatory research in which the main data were collected in the database of this institution. As it could be verified, the professor from the undergraduation courses of this institution has little knowledge of how to manage Teacher Portal, however with gradual growth of use every semester. There is no significant correlation between the amount of posted files and the age of the teacher. So, an initiative must be implemented by the administration personnel from UFC in order to maximize the use of Teacher Portal among the undergradation professors.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36709
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_mnasouza.pdf563,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.