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Tipo: Dissertação
Título: Educação no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e organização social: o caso do Assentamento Maceió, Itapipoca (CE)
Autor(es): Alencar, Benedito Montenegro
Orientador: Souza, José Ribamar Furtado de
Palavras-chave: Assentamento;Educação no Campo;Organização social
Data do documento: 2018
Citação: ALENCAR, Benedito Montenegro. Educação no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e organização social: o caso do Assentamento Maceió, Itapipoca (CE) - UFC. 2018. 128f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: O estudo aborda a organização social de assentamentos rurais, no âmbito da reforma agrária fazendo uma relação com a Educação do Campo, enquanto uma nova forma de pensar a educação voltada para os camponeses. Teve como objetivo estudar organização social do assentamento Maceió, relacionada com a Educação do Campo enquanto projeto de educação do MST. A pesquisa foi do tipo qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. A unidade de pesquisa foi o assentamento Maceió, localizado no município de Itapipoca, estado do Ceará. Os sujeitos da pesquisa foram educadores/as, assentados/as e educandos/as, que estão diretamente envolvidos com a temática da pesquisa. A fundamentação teórica do trabalho se apoiou em autores do campo da educação progressista e da Educação do Campo bem como da questão agrária no Brasil (Freire, 2005; Caldart, 2008; 2012; Fernandes, 2008; Stédile, 2013; MST, 2005, 2012; 2014; Matos, 2003; entre outros). Os resultados mostraram que o assentamento Maceió, tem uma organização própria, construída principalmente pela luta das famílias. Uma organização que apresenta uma série de potencialidades e de desafios, ou contradições, resultantes, dentre outras coisas, da forma de organização social mais geral, da qual o assentamento faz parte. A Educação do Campo, chega depois, como proposta do MST, porém já tem uma história construída principalmente pela qualidade do seu trabalho desenvolvido pela escola do campo Nazaré Flor. Com destaque para a formação da juventude, trazendo uma maior preocupação com a vida no campo, proporcionando um maior engajamento político, que acaba refletindo também nas famílias como um todo. Ao pensar a relação desta Educação do MST com a organização do assentamento como um todo, foi possível constatar que a organização pensada por essa educação não é determinante no modo de ser e de pensar das famílias do Maceió. As experiências da Educação do MST no assentamento, são recentes em relação a história do assentamento, e enfrentam desafios, quanto a sua implementação. Embora já apresente conquistas, ainda está em construção requerendo um maior diálogo, quanto a sua implicação na organização do assentamento.
Abstract: The study deals with the social organization of rural settlements, within the framework of agrarian reform, making a relation with Field Education, as a new way of thinking about peasant education. The objective was to study the social organization of the Maceió settlement, related to the Education of the Field as an education project of the MST. The research was of the qualitative type, using the case study as strategy. The instruments of data collection were observation, semi-structured interviews and focus group. The research unit was the Maceió settlement, located in the municipality of Itapipoca, state of Ceará. The subjects of the research were educators, settlers and students, who are directly involved with the research theme. The theoretical basis of the work was based on authors of the field of progressive education and field education as well as on the agrarian question in Brazil (Freire, 2005, Caldart, 2008, 2012, Fernandes, 2008, Stédile, MST, 2005, 2012, Matos, 2003, among others). The results showed that the settlement Maceió, has its own organization, built mainly by the struggle of the families. An organization that presents a series of potentialities and challenges, or contradictions, resulting, among other things, from the more general form of social organization on which the settlement forms a part. The Field Education, comes later, as proposed by the MST, but already has a history built mainly by the quality of its work developed by the Nazaré Flor school. With emphasis on the formation of youth, bringing greater concern for life in the countryside, providing greater political engagement, which also reflects on families. When thinking about the relationship of this Field Education with the organization of the settlement, it was possible to verify that the organization thought for this education is not determinant in the way of being and thinking of the families of Maceió. Field education experiences in the settlement are recent in relation to settlement history and face challenges as to their implementation. Although already presenting achievements, it is still under construction requiring a greater dialogue as to its involvement in the organization of the settlement.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36700
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