Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, José Arimatéa Barros-
dc.contributor.authorOliveira, Áquila Matheus de Souza-
dc.date.accessioned2018-10-23T14:42:03Z-
dc.date.available2018-10-23T14:42:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Áquila Matheus de Souza. Conselhos de Alimentação Escolar: análise dos impactos da atuação no Estado do Ceará - UFC. 2018. 81f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36665-
dc.description.abstractThe work has, as a general goal, analyze the performance of CAE in the state of Ceará, focusing in the activities that cherish for the attributions found in the Primer of School Feeding (BRASIL, 2015) and the guidelines of the law 11.947/2009. As specific goals, it has a) understand the position of social control performed by the CAE; b) investigate how the surveillance of CAE in schools and its comprehensiveness in the State; c) Understand how CAE acts in the warranty of oversight of Food and Nutrition Security, zeal for the menu and respect to the student's feeding habits; d) Understand how the CAE acts in the promotion of Feeding and Nutrition Education actions. The qualitative approach has supported the interviews of counselors through the 2013-2017 management and who remain at present date. For the appraisal of these interviews it was used the technical - methodological support of interviews and participant observation. The analysis of data was based in the perspective of field search and it was divided into three stages, as says Gil (2008): organization of data, categorization of data and the interpretation of the obtained data. Five counselors were interviewed and submitted to a questionnaire. By analyzing the discourse, it is possible to see that some of the problems are indeed of difficult solution. The issue of comprehensiveness. Menus that are not practiced at the schools. Other standoffs, pointed out by the actors of this students are the options of EAN never fulfilled by the schools, the lack of structure and support from the Secretariat of Education for the organization of activities to the CAE. Meanwhile, there are also evident conquers, such as: the SIGE of feeding; the end of outsourcing in schools; the greeting of the 30% of resources destined to family agriculture; school environment in the conversation circles with the students, talks with teachers, school managers and lunch ladies; visibility and support of the education secretaries; the oversight with schedule and regularity of the kitchens and conditions of stock, hygiene and food safety and quality of the offered products, as well as the collection with the school managers so that the elaborated menus can be practiced. Lastly, the work reflects on the existing divergences between what is presented in the legislation and primers and what is in fact practiced in the daily lives of the counselors.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectControle socialpt_BR
dc.subjectAlimentação escolarpt_BR
dc.subjectConselho de Alimentação Escolarpt_BR
dc.titleConselhos de Alimentação Escolar: análise dos impactos da atuação no Estado do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Trabalho apresenta como objetivo geral, analisar a atuação do Conselho de Alimentação Educacional - CAE do Estado do Ceará, focando nas atividades que prezem pelas suas atribuições encontradas na Cartilha da Alimentação Escolar (BRASIL, 2015) e pelas diretrizes da Lei 11.947/2009. Como objetivos específicos: a) compreender o papel de controle social desempenhado pelo CAE; b) investigar como se dá o acompanhamento do CAE nas escolas e sua abrangência no Estado; c) verificar como o CAE atua na fiscalização da garantia de Segurança Alimentar e Nutricional, zelo pelo cardápio e respeito aos hábitos alimentares dos escolares; d) compreender como o CAE atua na promoção de ações de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas. A abordagem qualitativa tem apoio em entrevistas dos conselheiros da gestão 2013-2017 e que permanecem na gestão atualmente. Para a apreciação dessas entrevistas, tem-se o suporte teórico-metodológico da entrevista e observação participante. A análise dos dados se baseou na perspectiva da pesquisa de campo e se dividiu em três etapas, como expõe Gil (2008): organização dos dados, categorização dos dados e a interpretação dos dados obtidos. Foram entrevistados e submetidos a um questionário cinco conselheiros. Nos resultados da pesquisa, vê-se que alguns dos problemas são realmente de difícil resolução: abrangência de atuação do CAE; Cardápios, sem consultas e não praticados nas escolas. Outros impasses, apontados pelos atores deste estudo são as ações de Educação Alimentar e Nutricional - EAN nunca realizadas nas escolas, a falta de estrutura e apoio da Secretaria de Educação para a organização das atividades do CAE. Entretanto, conquistas também são evidentes como: o SIGE alimentação; o fim da terceirização em escolas; o cumprimento dos 30% dos recursos destinados à agricultura familiar; a aproximação com os atores da alimentação escolar: alunos, professores, gestores e merendeiras; visibilidade e suporte dos secretários de educação; a fiscalização com cronograma e regularidade nas cozinhas das condições de estoque, higiene e segurança alimentar e qualidade dos produtos oferecidos, bem como cobrança junto aos gestores escolares para que os cardápios elaborados sejam praticados. Por fim, o trabalho reflete sobre divergências existentes entre o que é apresentado nas legislações e cartilhas e o que de fato é praticado no cotidiano dos conselheiros.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_amsoliveira.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.