Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3658
Type: Artigo de Periódico
Title: Interpretar é reconhecer-se no outro: o conceito davidsoniano de interpretação radical.
Authors: Fontenele, Ednalva Melo
Keywords: Donald Davidson;Interpretação Radical;Princípio de Caridade;Interprétation radicale;Principe de Charité
Issue Date: 2011
Publisher: http://filosofia.ufc.br/argumentos/
Citation: Fontenele, E. M. (2011)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo pretende apresentar o conceito de interpretação radical desenvolvido por Donald Davidson. Tal conceito relaciona pensamento, linguagem e mundo, de modo a considerar que só a comunicação pode proporcionar o conceito, sendo o diálogo o contexto real de toda e qualquer objetividade. Para Davidson, não há significação sem interpretação e sem compreensão.Nós só interpretamos à medida que reconhecemos no outro as nossas próprias normasde consistência lógica, à medida que reconhecemos o outro como racional e coerente.
Abstract in French: Cet article vise à montrer le concept d’interprétation radicale développé pour Donald Davidson. Ce concept identifie la relation entre la pensée, le langage et le monde, où seule la communication peut fournir le concept, et le dialogue est le contexte réel de toute objectivité. Pour Davidson, il n’y a pas de signification sans interprétation et sans compréhension. Nous arrivons vraiment à interpréter quand nous reconnaissons dans l’autre nos propres normes de consistance logique, quand nous reconnaissons l’autre comme rationnel et cohérent.
Description: FONTENELE, Ednalva Melo. Interpretar é reconhecer-se no outro: o conceito davidsoniano de interpretação radical. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 121-126, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3658
ISSN: 1984-4247 (impresso)
1984-4255 (on-line)
Appears in Collections:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_Art_EMFontenele.pdf89,68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.