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Tipo: TCC
Título : Efeitos da videomodelação sobre análise do desempenho do golpe seoi-nage do judô
Autor : Silva, Patrícia Távila Lima
Tutor: Chereguini, Paulo
Palabras clave : Videomodelação;Seoi-nage;Análise de tarefa;Judô e análise do comportamento.
Fecha de publicación : 2017
Citación : SILVA, Patrícia Távila Lima. Efeitos da videomodelação sobre análise do desempenho do golpe seoi-nage do judô. 2017. 56 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação do treino por videomodelação, adicionalmente ao treino tradicional de Judô, sobre o desempenho na execução do golpe seoi-nage para atletas de diferentes categorias de idade. Em linhas gerais, o procedimento de videomodelação consiste em o participante assistir em vídeo uma ou mais execuções de um movimento, sendo entendidas supostamente como um modelo ideal, e, na sequência, o mesmo participante repetir o movimento. Foram selecionados como participantes 3 atletas federados de Judô, que treinavam há pelo menos um ano e meio em uma academia de Fortaleza/CE: P1 – 16 anos, do sexo feminino; P2 – 12 anos, e P3 – 9 anos, ambos do sexo masculino. Para cada participante foi selecionado um outro atleta com idade e biótipo semelhantes para exercerem a função de uke – oponente que cai durante a projeção do golpe pelo participante. O delineamento da pesquisa foi o de sujeito único como seu próprio controle do tipo reversão: A-B-A, típico da abordagem metodológica da análise do comportamento. Nas fases A os participantes foram expostos a condição de treino tradicional de Judô e na fase B, também chamada de intervenção, além do treino tradicional, os participantes foram expostos ao treino por videomodelação - variável independente. A variável dependente, medida em todas as fases, consistia na análise do desempenho de execução das projeções do golpe seoi-nage. As execuções do golpe foram filmadas a partir de duas câmeras sincronizadas, as imagens das gravações foram digitalizadas para análise bidimensional e, então, foram atribuídas notas para 41 características da execução do golpe. As características da execução do golpe foram definidas mediante processo de análise conhecido como análise da tarefa. Os resultados mostraram que ao longo da coleta de dados todos os participantes apresentaram desempenhos crescentes, mas, além disso, o procedimento por videomodelação produziu, para dois dos três participantes, efeitos mais significativos sobre o aumento dos desempenhos na execução dos golpes. Para P1 e P3, os resultados da condição de intervenção mostraram um aumento de desempenho mais acentuado, respectivamente 12,9% e 12,7%, em comparação tanto a condição antecedente, respectivamente 2,5% e 7,2%, quanto em comparação com a condição subsequente, respectivamente 7,5% e 2,2%. A discussão dos resultados foi realizada em termos de tempo de exposição ao treino por videomodelação, da experiência prévia em discriminar os elementos mais importantes da execução do golpe e, então, emitir respostas com fidedigna correspondência (imitar), e também em relação ao grau de subjetividade na análise das características que compõe a execução do golpe pelo experimentador. Ainda que a aplicação do procedimento tenha se mostrado como eficaz para avaliar os efeitos da videomodelação sobre o desempenho de execução do golpe seoi-nage para atletas de diferentes categorias de idade, indicando avanços metodológicos e maior rigor na análise dos critérios de desempenho, acredita-se que haja a necessidade de replicações deste estudo. Futuros estudos poderiam ser realizados com mais participantes, a fim de avaliar a generalização dos efeitos da intervenção, e; delineados a partir de outras lógicas de análise de desempenho considerando o participante/sujeito como seu próprio controle.
Abstract: The objective of the present study was to evaluate the effects of videomodelation training, in addition to traditional Judo training, on the performance of the seoi-nage stroke for athletes of different age categories. In general terms, the videomodeling procedure consists in the participant watching in video one or more executions of a movement, being supposedly understood as an ideal model, and, in sequence, the same participant to repeat the movement. Three federated Judo athletes were selected as participants, who trained for at least a year and a half in a Fortaleza / CE gym: P1 - 16 years old, female; P2 - 12 years, and P3 - 9 years, both males. For each participant another athlete of similar age and biotype was selected to perform the uke - opponent function that falls during the projection of the stroke by the participant. The research design was that of single subject as its own control of the type reversal: A-B-A, typical of the methodological approach of behavior analysis. In phases A the participants were exposed to traditional Judo training condition and in phase B, also called intervention, in addition to the traditional training, participants were exposed to training by videomodeling - independent variable. The dependent variable, measured in all phases, consisted in the analysis of the execution performance of the seoi-nage blow projections. Shock executions were filmed from two synchronized cameras, the images of the recordings were scanned for two-dimensional analysis, and then notes were assigned for 41 characteristics of the execution of the coup. The characteristics of the execution of the coup were defined through an analysis process known as task analysis. The results showed that throughout the data collection all the participants presented increasing performances, but, in addition, the videomodeling procedure produced, for two of the three participants, more significant effects on the performance increase in the execution of the blows. For P1 and P3, the results of the intervention condition showed a steeper performance increase, respectively 12.9% and 12.7%, compared to both the antecedent condition, respectively 2.5% and 7.2%, and in Compared to the subsequent condition, respectively 7.5% and 2.2%. The discussion of the results was carried out in terms of the time of exposure to videomodelation training, previous experience in discriminating the most important elements of the execution of the coup, and then emitting answers with trustworthy correspondence (imitate), and also in relation to the degree of Subjectivity in the analysis of the characteristics that make up the execution of the blow by the experimenter. Although the application of the procedure has been shown to be effective in evaluating the effects of videomodeling on the execution performance of the seoi-nage stroke for athletes of different age categories, indicating methodological advances and greater rigor in the analysis of performance criteria, It is believed that there is a need for replications of this study. Future studies could be carried out with more participants, in order to evaluate the generalization of the effects of the intervention, and; Delineated from other logics of performance analysis considering the participant / subject as their own control.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36539
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

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