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dc.contributor.advisorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorNogueira, Marineide Meireles-
dc.date.accessioned2012-08-14T13:20:31Z-
dc.date.available2012-08-14T13:20:31Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationNogueira, M. M.; Ciasca, M. I. F. L. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3650-
dc.descriptionNOGUEIRA, Marineide Meireles. Avaliação da psicomotricidade no processo ensino-aprendizagem de criança com Síndrome de Down na educação infantil. 2007. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.description.abstractThe study was established using a field research, by using exploratory and descriptive methods, with the purpose to evaluate the accomplishment of the psychomotricity praxis in the teaching learning process and the interaction of children with Down’s Syndrome in Infant Education, according to their teachers. The research was developed between February and June 2007 with 10 teachers from the Elementary School, Fortaleza (Brazil), and 6 parents of Down’s Syndrome children with ages between 2 and 8 years old. The tool used was a half-structuralized questionnaire applied to the teachers and anamnesis questionnaire applied to the parents. The data had been grouped through the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) program for Windows, version 13.0. it was used content analysis that allows inferences on the acquired data. The research showed that a hundred percent of the teachers known the psychomotricity praxis and most of them use it as a teaching tool in the interaction and learning process. The psychomotor elements are elaborated in the functional and relational aspects, in which advantages reflect on the improvement of social interaction and the psychomotor development of the children. The biggest difficulty presented by the children refers to the language, related to speaking, reading and writing. The questionnaire answered by the parents shows the total or partial unfamiliarity of the Down’s Syndrome before the birth of the children. The research concluded that the psychomotor praxis helps on the learning process and the children’s interaction, reflecting on their development, specially when applied on the first few months of life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDown’s syndromept_BR
dc.subjectPsychomotricitypt_BR
dc.subjectLearning processpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectCrianças deficientes mentais - Educação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectCrianças com distúrbios da aprendizagem - Educação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores de educação especial - Fortaleza(CE) - Atitudespt_BR
dc.subjectPais e filhos - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleAvaliação da psicomotricidade no processo ensino-aprendizagem de criança com Síndrome de Down na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo se constituiu de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e exploratório, numa abordagem quanti-qualitativa, com a finalidade de avaliar a efetivação da práxis psicomotora no processo ensino-aprendizagem e interação de crianças com Síndrome de Down, na educação infantil, segundo a fala dos professores. A pesquisa desenvolveu-se entre fevereiro e junho de 2007, com o universo de 10 professores de Escolas de Educação Infantil, sediadas em Fortaleza, e 6 pais de crianças com Síndrome de Down, em processo de escolaridade, com idade entre 2 e 8 anos. Os instrumentos de informações foram um questionário semi-estruturado aplicado com os professores e, um questionário de explicitação – anamnese, realizado com os pais. Os dados foram agrupados estatisticamente através do programa Statistical Package for the Social Sciences – SPSS for Windows, versão 13.0. Para análise dos dados no que se refere às informações qualitativas utilizou-se a análise de conteúdo, que permite fazer inferências sobre os dados obtidos. A pesquisa revelou que 100% das professoras conhecem a Psicomotricidade, com a maioria utilizando-a como ferramenta pedagógica na interação, e na aprendizagem. Os elementos psicomotores são trabalhados, distribuídos pelos diferentes componentes funcionais e relacionais, cujas vantagens se refletem em melhorias no aspecto relacional, interação social e desenvolvimento psicomotor das crianças. No tocante às características afetivas e sociais, 90% das crianças mantêm vínculo de afetividade com a professora. As maiores dificuldades apresentadas pelas crianças se referem à linguagem, envolvendo oralidade, leitura e escrita. A annamnese com os pais revelou o desconhecimento total ou parcial sobre a Síndrome de Down antes do nascimento das crianças. Concluiu-se que o emprego da psicomotricidade ajuda na aprendizagem e interação das crianças, influenciando em todas as esferas do desenvolvimento, especialmente quando a estimulação psicomotora precoce é aplicada desde os primeiros meses de vida.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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