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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorSilva, Miguel Jocélio Alves da-
dc.date.accessioned2012-08-09T12:03:04Z-
dc.date.available2012-08-09T12:03:04Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSilva, M. J. A. ; Ribeiro, L. T. F. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3648-
dc.descriptionSILVA, Miguel Jocélio Alves da. Saberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das crianças. 2011. 176f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectSaberes do Docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectProfessores de matemática – Formação – Fortaleza (CE)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleSaberes e práticas docentes das professoras do 5º ano, matéria prima para aprendizagem matemática das criançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo é uma investigação sobre os saberes e práticas das professoras do 5º ano em Sobral – Ceará, em relação à matemática. Teve como objetivo verificar como estes saberes e práticas se transformam em aprendizagem das crianças, tendo como referência os dados do Saeb/Prova Brasil, expressos nos dados do IDEB no período de 2005 a 2009. Está fundamentado nas obras de Perrenoud, Gauthier, Tardif, Lessard e Jacques Therrien. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sendo um estudo de caso múltiplo, realizado com duas professores do município de Sobral, que trabalharam em turmas do 5º ano, o maior tempo possível no período de 2005 a 2009 e cujas escolas apresentaram evolução significativa nos resultados de matemática do Saeb/Prova Brasil, expressos nos dados do IDEB neste período. Os dados foram coletados através de análise documental, entrevista semi estruturada e observação de sala de aula, utilizando-se o Roteiro de observação e o Quadro de observação diária de sala de aula. A partir da análise e comparação dos dados coletados chegou-se a alguns resultados. Estes resultados demonstram que de fato os saberes e as práticas das professoras pesquisadas, referenciados por uma formação permanente qualificada e focada na aprendizagem dos estudantes, com clareza dos objetivos educacionais e com metas estabelecidas e condições adequadas, pode sim ser fator determinante na aquisição da aprendizagem matemática que se expressa nos dados do IDEB, mas que é necessário um olhar mais qualificado para alguns elementos presentes neste processo, como a redução de atividades com outros conteúdos curriculares, tempo necessário para que escolas e professoras se apropriem efetivamente dos resultados das avaliações e de suas análises e de uma formação permanente que possibilite às professoras, um aprofundamento das questões teóricas presentes no processo de educação-aprendizagem das crianças. O entendimento que fica ao final desta pesquisa é que a rede municipal de Sobral, as escolas e as professoras pesquisadas, indicam um caminho para ser observado, estudado, resignificado e porque não seguido, com as devidas correções, adaptações e melhoramentos, para que efetivamente os índices expressos no IDEB, representem melhores estudantes, com melhores possibilidades do exercício pleno da cidadania, a qual sem uma educação de qualidade, é mero discurso, sem sentido social efetivo e mudanças efetivas na sociedade.pt_BR
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