Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro Filho, José Aires de-
dc.contributor.authorLeite, Monalisa de Abreu-
dc.date.accessioned2012-08-09T11:56:52Z-
dc.date.available2012-08-09T11:56:52Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationLEITE, Monalisa de Abreu. Processos de mediação de conceitos algébricos durante o uso de um objeto de aprendizagem. 2006. 209f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3646-
dc.description.abstractThe present research aims to analyze the dialogical exchanges between teacher and students while using a Learning Object designed to help students understand algebraical concepts. The study was conducted with a 7th grade class and his math teacher in a public school at Fortaleza, Brazil. An analysis was conducted on the use of a learning object called Interactive Scale which intends to work on concepts of equation, inequality and unknown. The study was grounded on authors such as Vygotsky (1998, 2003) who discusses the ideas of mediation e interaction; Valente (1998), Carraher (1992), Gomes (2000), Castro-Filho et al. (2003, 2005) e Peres (2002) who deal with use of educational software and the development of mathematical concepts mediated by interactive tools. The research methodology was qualitative, based on the conversational analysis (Marchusci, 1991), Microgenetic analysis and videography (Meira, 1994) in the data collection and analysis. Results shown that the dialogical exchanges between teacher and students during the Learning Object use were related to the understanding of mathematical concepts, particularly the notions of equation, inequality and unknown. There was also a continuity of actions among the participants which suggests that teacher mediation guided the activities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem de conceitos matemáticospt_BR
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectAlgebrical conceptspt_BR
dc.subjectLearning objectpt_BR
dc.subjectMatemática – Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectProfessores de matemática – Formação – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectProfessores e alunos – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividades – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino – Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleProcessos de mediação de conceitos algébricos durante o uso de um objeto de aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as trocas dialógicas entre professor e aluno durante a utilização de um Objeto aprendizagem para a compreensão de conceitos algébricos. O estudo aconteceu em uma escola da rede municipal da cidade de Fortaleza, com uma turma de 7ª série e seu professor de matemática. Foi analisada a atividade no laboratório de informática da escola com o uso do objeto de aprendizagem (OA) Balança Interativa, que tem como objetivo trabalhar as noções de equação, inequação e incógnita por meio da simulação de uma balança de dois pratos na tela do computador. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Vygotsky (1998, 1993) que trata das idéias de mediação e interação; Valente (1998), Carraher (1992), Gomes (2000), Castro-Filho et al. (2003, 2005) e Peres (2002) que tratam da utilização de software na educação e do desenvolvimento de conceito matemáticos por meio de ferramentas interativas. A metodologia da pesquisa teve enfoque qualitativo, sendo utilizada a Análise da Conversação (Marchusci, 1991), a análise microgenética e a videografia (Meira, 1994) na coleta e na análise dos dados. Os resultados obtidos indicam que as trocas dialógicas entre professor e alunos durante o uso do OA estavam voltadas à compreensão de conceitos matemáticos referentes à equação, inequação e incógnita. Também foi observada uma grande continuidade de ações entre os participantes, sugerindo que a mediação do professor orientou as atividades.pt_BR
dc.title.enAlgebrical concepts mediation process during the use of a learning objectpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_Dis_MALeite.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.